“ESSE EPISÓDIO ESCANCAROU A URGÊNCIA DE ILHÉUS EM IMPLEMENTAR UM PLANO DE SOCORRO IMEDIATO PARA O TRÂNSITO”, DISSE DR. JACSON CUPERTINO

Presidente da OAB subseção Ilhéus comentou sobre os transtornos causados durante o Triathlon e defendeu medidas rápidas para melhorar a mobilidade urbana
Durante o programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (15), ouvintes participaram ao vivo para relatar a insatisfação com o grande engarrafamento registrado no último sábado (13). A principal reclamação foi o fechamento da Ponte Jorge Amado, que foi interditada logo às 7h da manhã para a realização do Triathlon, apesar da competição ter ocorrido apenas à tarde. Muitos relataram ter ficado de duas a três horas presos no trânsito, o que gerou forte debate entre a população.
Diante da polêmica, o advogado e presidente da OAB subseção Ilhéus, dr. Jacson Cupertino, enviou ao programa um texto em que aborda os transtornos causados, mas também destaca a importância de eventos como esse para o desenvolvimento da cidade. Confira na íntegra:
"Para abordar o problema que afeta nossa cidade e que ficou evidente no último fim de semana, especialmente no sábado, durante a prova de Triathlon, é importante reconhecer que eventos como esse inevitavelmente geram alguns transtornos. No entanto, é inegável serem necessários, pois trazem visibilidade para nossa cidade, incentivam o esporte — um importante aliado no combate à violência, aos vícios e na inclusão de jovens —, movimentam a economia local e promovem o turismo.
O desafio, portanto, não é evitar os transtornos, mas minimizá-los ao máximo por meio de um planejamento estratégico eficiente. Esse planejamento deve incluir o uso das mídias tradicionais e redes sociais para informar a população com antecedência, detalhando mudanças no trânsito, rotas alternativas e horários das atividades.
Um ponto que ficou evidente no último sábado foi o impacto causado por dois veículos de grande porte que quebraram na ponte Lomanto Júnior. Esse episódio escancarou a urgência de Ilhéus em implementar um plano de socorro imediato para o trânsito. Isso deve incluir guinchos, viaturas ágeis (como motos) e equipes especializadas, prontas para desobstruir vias de forma rápida em casos de acidentes ou veículos com problemas.
Com o crescimento populacional, o aumento no número de veículos e os desafios urbanos cada vez mais complexos, é imprescindível que Ilhéus planeje sua mobilidade com uma visão de médio e longo prazo. Investimentos em automação, tecnologia para fiscalização, modernização da sinalização e aprimoramento da engenharia de tráfego são essenciais. Mais do que isso, é fundamental promover uma transformação na cultura de condutores e pedestres, incentivando atitudes mais conscientes, respeitosas e seguras no trânsito.
Eventos como o Triathlon também são uma oportunidade para pensar em soluções de mobilidade mais sustentáveis, como a ampliação de ciclovias, o incentivo ao transporte público e melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas. Esses investimentos não apenas ajudam a mitigar os impactos durante os eventos, mas também deixam um legado permanente para a cidade.
Por fim, eventos esportivos e culturais são essenciais para o desenvolvimento de Ilhéus, pois promovem o turismo, movimentam a economia e fortalecem a identidade da cidade. Com planejamento eficiente, diálogo transparente, participação ativa da sociedade e soluções inovadoras, podemos minimizar os transtornos, transformar desafios em oportunidades e construir uma cidade mais organizada, funcional e sustentável, pronta para prosperar por mais 500 anos."
Deixe seu comentário para “ESSE EPISÓDIO ESCANCAROU A URGÊNCIA DE ILHÉUS EM IMPLEMENTAR UM PLANO DE SOCORRO IMEDIATO PARA O TRÂNSITO”, DISSE DR. JACSON CUPERTINO