“ESTAMOS ESTUDANDO A ENGORDA DAS PRAIAS E A DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E SEGURANÇA”, DIZ MAURÍCIO GALVÃO
Vereador e ex-diretor da Codeba, Maurício, destaca estudos e ações estratégicas que reforçam o potencial logístico do porto
Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, nesta terça-feira (7), o comunicador Vila Nova conversou com o vereador e ex-diretor da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Maurício, sobre o funcionamento e os investimentos previstos para o Porto de Ilhéus. O parlamentar explicou que o equipamento tem capacidade de operar 24 horas e que os estudos técnicos de dragagem e engorda da praia avançam para fortalecer a infraestrutura portuária e ampliar a competitividade do terminal.
Questionado por Vila Nova se o porto pode operar em tempo integral, Maurício confirmou: “Sim”.
Em seguida, ao ser perguntado por que isso não ocorre de forma contínua, explicou que a variação depende do tipo de carga e do planejamento operacional. “O cacau, por necessidade, acaba ficando ali e para as atividades, às vezes, dez horas da noite, não gira durante a noite a retirada do cacau ou do porão ou então do armazém. Às vezes para. Mas, se a gente vai para uma operação de níquel, fica 24 horas”, afirmou. “O porto opera 24 horas, até porque nós temos uma luminosidade controlada, e isso é medido tecnicamente. Se houver cargas e se for do planejamento do operador portuário, a movimentação acontece sem interrupções”, completou.
Maurício ressaltou ainda que o Porto de Ilhéus tem se tornado mais competitivo e que não há, atualmente, comportamento desleal em relação a Salvador, como muitos ilheenses acreditaram por anos. “Não há qualquer comportamento em detrimento ao Porto de Ilhéus, não há nenhum tipo de atitude desleal ou desrespeitosa com a cidade. Pelo contrário, todas as ações da diretoria atual têm sido no sentido de fortalecer o porto e ampliar seu escopo de atuação”, afirmou.
Segundo o vereador, o porto já movimenta cargas de diversas regiões da Bahia, como o oeste baiano, o extremo sul e municípios como Caetité, Piatã e Maracás, que possuem produção mineral. Ele acredita que os investimentos e os estudos técnicos em andamento vão ampliar ainda mais essa área de atuação e o volume de cargas nos próximos anos.
Maurício explicou que estão sendo realizados estudos de dragagem de aprofundamento, fundamentais para permitir a atracação de embarcações de maior porte e reduzir custos operacionais. “O estudo é o primeiro passo. A tendência é que, além da dragagem de manutenção, tenhamos a de aprofundamento, que vai sair. É só uma questão de tempo e trâmites burocráticos”, disse.
“A dragagem vai dar mais segurança e eficiência às operações, com menor tempo de atracação e redução de custos para exportadores.”
Além da dragagem, o vereador mencionou que os estudos para a engorda da praia também estão em andamento, como parte do conjunto de ações técnicas e ambientais associadas ao porto. Ele explicou que o processo envolve análises de viabilidade e de equilíbrio entre o avanço das obras e a preservação da faixa litorânea. “São ações de articulação importantes, quando você não tem atores atuando nesse processo de atração de investimentos. A gente trabalha para demonstrar que o equipamento é viável, que tem segurança na navegação, que o tempo de atracação é reduzido e que há estrutura para operação moderna e eficiente. Isso gera confiança, emprego, renda e maior arrecadação para o município”, afirmou.
Maurício também destacou as ações estratégicas de promoção do porto, como a participação da Codeba em eventos e feiras do setor. “Nós não participávamos do Bahia Farm Show, passamos a participar por entender a importância dessas cargas para dinamizar a atividade portuária. O mesmo fizemos com eventos no norte de Minas. São ações que demonstram que o porto é viável, moderno e tem potencial de atrair novos investimentos”, pontuou.
Segundo Maurício, as perspectivas para o Porto de Ilhéus incluem o avanço da dragagem de aprofundamento, a execução das obras de engorda da praia, a ampliação da área de atuação logística e a atração de novos investimentos.
Essas ações, afirma o vereador, vão garantir mais competitividade, sustentabilidade e geração de empregos para Ilhéus e toda a região.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “ESTAMOS ESTUDANDO A ENGORDA DAS PRAIAS E A DRAGAGEM DO PORTO DE ILHÉUS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E SEGURANÇA”, DIZ MAURÍCIO GALVÃO