ÚLTIMA ETAPA DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE ILHÉUS SERÁ DISCUTIDA NESTAS QUARTA (20), E QUINTA-FEIRAS (21)
Encontros serão no auditório do centro administrativo da prefeitura, no bairro da Conquista
O Plano Diretor Participativo do município de Ilhéus está em sua fase final. Elaborado em 2006, o plano vai passar por uma revisão para atualização e dois debates vão ocorrer nestas quarta (20), e quinta-feiras (21), no auditório do centro administrativo da prefeitura, no bairro da Conquista. O arquiteto e urbanista Sérgio Myssior, explicou como o plano funciona e falou sobre a importância da participação de todos os setores da sociedade. "O Plano Diretor Participativo é uma peça fundamental para a política de desenvolvimento da cidade. A última revisão foi de 2006, e ele precisa ser atualizado para essa dinâmica que tem se instalado no município nos últimos anos. É uma oportunidade única para que Ilhéus por meio dos cidadãos possa pensar a ilhéus de 500 anos. Possa projetar e construir o futuro cidade. Um futuro sustentável que consiga conciliar os aspectos ambientais, sociais, econômicos, turísticos e culturais para uma cidade que tem inúmeros atributos e podem ser articulados para um desenvolvimento mais equilibrado e próspero", explicou o arquiteto.
Segundo Sérgio, a revisão começou com um amplo diagnóstico que contou com a participação da população e percorreu diversas regiões da cidade. "Agora nós estamos entrando na segunda e última fase, o chamado prognóstico, que é conhecer onde estamos e projetar para onde queremos ir. É uma fase em que estamos convidando todos os setores da sociedade, população, poder público, legislativo, ongs, para construir coletivamente esse plano da cidade que queremos" declarou.
A primeira reunião será nesta quarta-feira (20), às 13h30, sobre "Turismo, Cultura e Patrimônio". Na quinta-feira (21), serão dois encontros. Um a partir das 8h sobre "Mobilidade", e outro às 13h30, sobre "Dinâmica Urbana".
"O plano diretor é um documento que tem um aspecto técnico, mas também é um instrumento estratégico porque é capaz de articular diversas outras políticas para os municípios, como a mobilidade, saneamento, valorização da cultura, do turismo e do meio ambiente. Após esses debates, o resultado será levado ao prefeito para que ele possa fazer o lançamento oficial do plano, na próxima terça-feira (26), para que a gente tenha a minuta do projeto de lei no segundo semestre de 2024", afirmou Sérgio.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para ÚLTIMA ETAPA DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DE ILHÉUS SERÁ DISCUTIDA NESTAS QUARTA (20), E QUINTA-FEIRAS (21)