“NOSSO INTUITO É SUPRIMIR ESSA NECESSIDADE DA POPULAÇÃO”, DIZ COORDENADORA DE FARMÁCIA SOBRE MUTIRÃO DE SAÚDE NA FACULDADE DE ILHÉUS
A ação gratuita será realizada nesta sexta-feira (24), das 8h às 13h, dentro da 18ª edição da Fenopo
A coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade de Ilhéus, Ana Dalva Sampaio, participou na manhã desta quarta-feira (22) do programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, apresentado pelo comunicador Vila Nova, para divulgar o Mutirão de Saúde e Cidadania, que acontecerá nesta sexta-feira (24) na instituição. O evento faz parte da 18ª edição da Fenopo – Feira de Negócios e Oportunidades. “Na sexta-feira a gente tem o nosso tradicional mutirão da saúde, que já vem sendo realizado dentro da Fenopo. Nós estamos na nossa 18ª edição e, associada a ela, teremos dois eventos: o mutirão de saúde, das 8h às 13h, e a Feira de Profissões, das 14h às 17h, voltada para alunos do ensino médio”, explicou Ana Dalva.
Durante a entrevista, a coordenadora informou que serão oferecidos, gratuitamente à população, atendimentos médicos e pediátricos. “Teremos dois clínicos e 1 pediatra”, afirmou.
Sobre a quantidade de atendimentos, Ana esclareceu que há limite de fichas. “Cada médico consegue atender em média de 15 a 20 pacientes. Então, teremos 20 fichas para cada um, totalizando 40 atendimentos médicos, e 15 fichas para o atendimento pediátrico”, disse.
Além das consultas, a ação contará com exames laboratoriais básicos, eletrocardiogramas e ultrassonografias. “Esses exames podem ser solicitados pelos médicos que estarão no mutirão ou o paciente pode levar uma requisição de outro profissional. Nosso intuito é justamente atender essa demanda, suprimir essa necessidade da população”, destacou.
Ela também informou que serão realizados exames de mama e tireoide, testes rápidos para diagnóstico de DSTs, glicemia, aferição de pressão com risco cardiológico, tipagem sanguínea, preventivo para mulheres e atendimentos nutricionais e psicológicos, além de ações educativas sobre saúde da mulher e vacinação. “Serão 80 preventivos disponibilizados pela instituição, tudo gratuito”, completou.
De acordo com Ana Dalva, alguns exames exigem solicitação médica, como hemograma e glicemia, mas os testes rápidos podem ser feitos por demanda espontânea.
O mutirão começa às 8h da manhã, no campus da Faculdade de Ilhéus. “A feira vai reunir várias especialidades e profissionais de saúde para levar esse atendimento à população, que tem inúmeras demandas reprimidas”, afirmou.
A coordenadora reforçou ainda que, para participar, é necessário levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “NOSSO INTUITO É SUPRIMIR ESSA NECESSIDADE DA POPULAÇÃO”, DIZ COORDENADORA DE FARMÁCIA SOBRE MUTIRÃO DE SAÚDE NA FACULDADE DE ILHÉUS