Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“NOSSOS JOVENS ESTÃO NATURALIZANDO A VIOLÊNCIA”, ALERTA VICE-PREFEITA WANESSA GEDEON AO DEFENDER PLANTÃO 24H DA DELEGACIA DA MULHER EM ILHÉUS

“NOSSOS JOVENS ESTÃO NATURALIZANDO A VIOLÊNCIA”, ALERTA VICE-PREFEITA WANESSA GEDEON AO DEFENDER PLANTÃO 24H DA DELEGACIA DA MULHER EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 09/01/2026 11h51

Vice-prefeita afirma que crianças crescem reproduzindo a violência e cobra atendimento especializado contínuo para mulheres vítimas de agressão

Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, apresentado por Vila Nova, a vice-prefeita e secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Wanessa Gedeon, fez um alerta sobre o impacto da violência doméstica na formação de crianças e adolescentes e falou sobre a expectativa pela implantação do plantão 24 horas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Ilhéus.

Wanessa afirmou que a Secretaria tem percebido, nas ações realizadas em escolas, um comportamento preocupante entre jovens e adolescentes. “Percebemos o quanto os nossos jovens, os nossos adolescentes estão naturalizando a violência”, disse, ao relatar atividades desenvolvidas em oito escolas municipais durante o mês de agosto.

Segundo ela, crianças que crescem em lares violentos acabam reproduzindo esse comportamento. “São crianças que vêm crescendo em lares violentos e vêm reproduzindo essa violência”, afirmou, reforçando que o enfrentamento à violência contra a mulher exige o envolvimento de toda a sociedade.

A secretária também contextualizou o tema como uma violação grave de direitos humanos e destacou que o enfrentamento é recente do ponto de vista histórico. Ao citar a Lei Maria da Penha, Wanessa lembrou que os avanços são recentes e que a impunidade ainda contribui para a continuidade dos crimes. “Nós precisamos combater com veemência a impunidade, porque ela traz um clima de insegurança muito grande na sociedade”, disse.

Durante a entrevista, Wanessa defendeu a necessidade urgente da implantação do plantão 24 horas da DEAM no município. Questionada sobre o andamento da solicitação, ela confirmou que o serviço ainda não foi implantado. “Ainda não”, respondeu, ao ser perguntada se Ilhéus já conta com o atendimento especializado em tempo integral.

Ela informou que a demanda foi apresentada diretamente ao secretário de Segurança Pública e levada pelo prefeito ao governador, e que a resposta do Governo do Estado é de que a medida está no planejamento. “A resposta que a gente tem é que isso já está no planejamento e que a qualquer momento pode ser efetivado”, afirmou.

Wanessa ressaltou que os casos mais graves de violência costumam ocorrer nos finais de semana e que muitas mulheres não se sentem à vontade para relatar agressões em plantões que não contam com atendimento especializado. “É muito necessário que isso também ocorra no final de semana”, destacou.

A secretária também falou sobre o funcionamento da Ronda Maria da Penha, que atua integrada à Secretaria, e orientou que as denúncias sejam feitas pelo 190, para garantir o registro e o encaminhamento correto às forças de segurança.

Ao final, disse que mulheres vítimas de violência frequentemente adoecem emocionalmente e que o trabalho da Secretaria envolve articulação com a saúde e outros setores. “É por isso que eu digo a importância de estar em uma gestão onde as secretarias se comunicam, trabalhando de forma transversalizada para o avanço das políticas públicas”, concluiu..

Confira a entrevista completa: 

" target="_blank">

Deixe seu comentário para “NOSSOS JOVENS ESTÃO NATURALIZANDO A VIOLÊNCIA”, ALERTA VICE-PREFEITA WANESSA GEDEON AO DEFENDER PLANTÃO 24H DA DELEGACIA DA MULHER EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!