“É O MOMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU PROVOCAR O MINISTÉRIO DO TRABALHO PARA QUE A GENTE FAÇA PARCERIAS”, DIZ SECRETÁRIO EM VISITA AO FESTIVAL CHOCOLAT ILHÉUS

Dr. Magno Lavigne destaca ações de qualificação profissional e parcerias para fortalecer o setor do cacau e do turismo em Ilhéus
Durante participação no programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (18), o Secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Dr. Magno Lavigne, falou sobre sua presença no Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece de 17 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus.
Segundo o secretário, o objetivo principal da participação do ministério no evento é apresentar as oportunidades de qualificação voltadas para a cadeia produtiva do cacau e suas interações com o setor do turismo.
“A ideia da gente aqui é colocar as oportunidades na área de qualificação para todos os segmentos, mas com recorte na nossa cadeia produtiva do cacau, de chocolate e as interações do turismo com essa cadeia. ”, explicou Lavigne.
Durante a entrevista, Dr. Magno Lavigne explicou que o Sistema S — que inclui instituições como SENAI e SENAC — tem obrigação legal de oferecer vagas gratuitas de qualificação, já que são financiadas, em parte, por renúncias fiscais do governo. Ele destacou que o Ministério do Trabalho firmou um acordo de cooperação técnica com essas entidades, permitindo que a própria Secretaria indique a distribuição dessas vagas. “O acordo com o Senac é de cento e vinte mil vagas no Brasil”, afirmou o secretário, reforçando que Ilhéus pode e deve aproveitar essa oportunidade. Para isso, segundo ele, é necessário que o setor produtivo local se mobilize: “É o momento agora da cadeia produtiva do cacau provocar o Ministério do Trabalho para que a gente faça parcerias com o Senac, por exemplo, qualificação neste campo”, pontuou.
Ele destacou a certificação de 270 pessoas no curso de Agente de Turismo Local, realizado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como uma das principais ações da Secretaria. “Fizemos a formação de jovens de diversas áreas da periferia de Ilhéus para que conhecessem o potencial da sua cidade e, a partir disso, gerassem pequenos negócios e renda”, afirmou.
As turmas foram compostas por moradores de bairros como Vilela, Iguape, Nossa Senhora da Vitória e Olivença. “Essas pessoas estudaram os potenciais turísticos do seu entorno e da cidade para aprender e compreender essa dinâmica do mundo do trabalho”, completou.
Durante a entrevista, Lavigne também falou sobre o acordo de cooperação técnica firmado pelo Ministério do Trabalho com o sistema S (Senac, Senai e demais instituições), que permite a indicação
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “É O MOMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU PROVOCAR O MINISTÉRIO DO TRABALHO PARA QUE A GENTE FAÇA PARCERIAS”, DIZ SECRETÁRIO EM VISITA AO FESTIVAL CHOCOLAT ILHÉUS