“O SONHO DE SOANE NAZARÉ DE ANDRADE FOI IMPLANTAR NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE”, DECLAROU PROFESSOR JOSEVANDRO NASCIMENTO

Homenagem ao professor Soane Nazaré de Andrade será realizada nesta terça-feira (5) na Academia de Letras de Ilhéus com lançamento de livro sobre sua trajetória
O professor e escritor Josevandro Nascimento foi o entrevistado do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (5), para falar sobre a homenagem ao professor Soane Nazaré de Andrade, que será realizada hoje, às 18h30, na Academia de Letras de Ilhéus. A cerimônia contará com o lançamento de um livro com depoimentos sobre a trajetória de Soane, considerado um dos principais responsáveis pela criação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A data marca também os 95 anos de nascimento do homenageado, que nasceu em 5 de agosto de 1930. “Este livro é uma homenagem ao grande mestre Soane Nazaré de Andrade, que foi, sem dúvida, o grande alicerce para a construção da Universidade Estadual de Santa Cruz”, afirmou Josevandro. Segundo ele, a história da UESC começa com o sonho de Soane, que desejava implantar uma universidade na região. “Tudo começou com a criação da Faculdade de Direito de Ilhéus, cuja primeira turma foi em 1965. Foi o grande embrião”, disse.
O professor relembrou ainda que Soane teve um papel fundamental ao unir a Faculdade de Direito de Ilhéus à Faculdade de Economia e à Faculdade de Filosofia de Itabuna, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESP). “A FESP foi, sem dúvida, o grande embrião para o nascimento da Universidade Estadual de Santa Cruz. E na frente, este homem inigualável que foi o grande mestre Soane Nazaré de Andrade.”
Questionado sobre o reconhecimento ao professor Soane, Josevandro ponderou: “Se a gente analisar em termos institucionais, sim. Basta dizer que o campus da universidade tem o seu nome. Ele mesmo disse, numa de suas frases, que o melhor salário foi ter seu nome no campus da universidade. Isso é gratificante.” No entanto, ele reconhece que ainda falta reconhecimento popular: “As pessoas não conhecem. Ilhéus deve a Soane, como deve a Zé Aroldo e Castro Vieira, grandes parceiros na implantação da universidade.”
O livro que será lançado hoje traz depoimentos de pessoas que conviveram com Soane. “Nossa ideia foi resgatar e, acima de tudo, deixar um documento que as gerações possam ler”, afirmou o professor.
No encerramento da entrevista, Josevandro declamou um poema da escritora Valdelice Soares Pinheiro, escrito em homenagem ao professor Soane. O trecho final resume o espírito da homenagem: “Cada coisa, enfim, e cada destino, e cada passo, e cada gesto, guarda a presença do seu sonho confirmado na expressão infinita da semente, para a verdade do fruto que já se colhe aqui: Universidade Estadual de Santa Cruz.”
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “O SONHO DE SOANE NAZARÉ DE ANDRADE FOI IMPLANTAR NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE”, DECLAROU PROFESSOR JOSEVANDRO NASCIMENTO