Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“O SONHO DE SOANE NAZARÉ DE ANDRADE FOI IMPLANTAR NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE”, DECLAROU PROFESSOR JOSEVANDRO NASCIMENTO

“O SONHO DE SOANE NAZARÉ DE ANDRADE FOI IMPLANTAR NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE”, DECLAROU PROFESSOR JOSEVANDRO NASCIMENTO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 05/08/2025 10h31

Homenagem ao professor Soane Nazaré de Andrade será realizada nesta terça-feira (5) na Academia de Letras de Ilhéus com lançamento de livro sobre sua trajetória

O professor e escritor Josevandro Nascimento foi o entrevistado do programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta terça-feira (5), para falar sobre a homenagem ao professor Soane Nazaré de Andrade, que será realizada hoje, às 18h30, na Academia de Letras de Ilhéus. A cerimônia contará com o lançamento de um livro com depoimentos sobre a trajetória de Soane, considerado um dos principais responsáveis pela criação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A data marca também os 95 anos de nascimento do homenageado, que nasceu em 5 de agosto de 1930. “Este livro é uma homenagem ao grande mestre Soane Nazaré de Andrade, que foi, sem dúvida, o grande alicerce para a construção da Universidade Estadual de Santa Cruz”, afirmou Josevandro. Segundo ele, a história da UESC começa com o sonho de Soane, que desejava implantar uma universidade na região. “Tudo começou com a criação da Faculdade de Direito de Ilhéus, cuja primeira turma foi em 1965. Foi o grande embrião”, disse.

O professor relembrou ainda que Soane teve um papel fundamental ao unir a Faculdade de Direito de Ilhéus à Faculdade de Economia e à Faculdade de Filosofia de Itabuna, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESP). “A FESP foi, sem dúvida, o grande embrião para o nascimento da Universidade Estadual de Santa Cruz. E na frente, este homem inigualável que foi o grande mestre Soane Nazaré de Andrade.”

Questionado sobre o reconhecimento ao professor Soane, Josevandro ponderou: “Se a gente analisar em termos institucionais, sim. Basta dizer que o campus da universidade tem o seu nome. Ele mesmo disse, numa de suas frases, que o melhor salário foi ter seu nome no campus da universidade. Isso é gratificante.” No entanto, ele reconhece que ainda falta reconhecimento popular: “As pessoas não conhecem. Ilhéus deve a Soane, como deve a Zé Aroldo e Castro Vieira, grandes parceiros na implantação da universidade.”

O livro que será lançado hoje traz depoimentos de pessoas que conviveram com Soane. “Nossa ideia foi resgatar e, acima de tudo, deixar um documento que as gerações possam ler”, afirmou o professor.

No encerramento da entrevista, Josevandro declamou um poema da escritora Valdelice Soares Pinheiro, escrito em homenagem ao professor Soane. O trecho final resume o espírito da homenagem: “Cada coisa, enfim, e cada destino, e cada passo, e cada gesto, guarda a presença do seu sonho confirmado na expressão infinita da semente, para a verdade do fruto que já se colhe aqui: Universidade Estadual de Santa Cruz.”

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para “O SONHO DE SOANE NAZARÉ DE ANDRADE FOI IMPLANTAR NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE”, DECLAROU PROFESSOR JOSEVANDRO NASCIMENTO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!