“O SUBFINANCIAMENTO DO SUS É UM PROBLEMA CRÔNICO”, DIZ PROMOTOR PEDRO NOGUEIRA COELHO

Segundo o promotor, a tabela defasada compromete o atendimento e obriga municípios a depender de convênios para manter serviços básicos
O promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho, responsável pela 3ª Promotoria da Comarca de Ilhéus na área da saúde, afirmou que o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma realidade que compromete diretamente a qualidade do atendimento à população. A declaração foi dada durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (1º).
Questionado pelo apresentador Vila Nova sobre a defasagem da tabela SUS, que há anos não sofre reajuste, o promotor classificou a situação como grave. “Esse é um problema realmente crônico e muito sério. O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde é uma realidade”, destacou.
Ele ressaltou que, embora a boa gestão seja fundamental, há limites diante da falta de recursos. “É claro que muitas coisas dependem de boa gestão, de gente comprometida, uma equipe técnica de qualidade, e isso faz com que as coisas aconteçam de uma forma mais positiva. Mas eu tenho convicção de que você pode colocar os melhores gestores e você não vai entregar uma saúde 100% perfeita, porque há um subfinanciamento do Sistema Único de Saúde”, afirmou.
De acordo com o promotor, a defasagem da tabela impacta diretamente os serviços prestados. “Passa muito por essa questão dos valores que são pagos aos prestadores. Em virtude disso, você acaba dependendo de convênios, uma oferta baixa, para que você tenha condições de ofertar minimamente algo mais fácil”, explicou.
Ele lembrou que esse é um problema antigo. “Esse é o problema crônico, verificado, se não me engano, há mais de 20 anos que não há um reajuste da tabela SUS”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “O SUBFINANCIAMENTO DO SUS É UM PROBLEMA CRÔNICO”, DIZ PROMOTOR PEDRO NOGUEIRA COELHO