“SÃO 110 ANOS DE HISTÓRIA E EVANGELIZAÇÃO” DIZ PADRE MARCOS ALCÂNTARA SOBRE FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA
Paróquia São João Batista, no Pontal, comemora 110 anos com novenário, programação cultural e celebrações de fé
Na manhã desta quarta-feira (20), o padre Marcos Alcântara participou do programa O Tabuleiro, na Rádio Ilhéus FM, apresentado por Vila Nova, para falar sobre a festa da Paróquia São João Batista, no Pontal, que neste ano celebra 110 anos de história.
O comunicador iniciou destacando a novena do padroeiro, que começa nesta sexta-feira, 22 de agosto. O padre reforçou o convite à comunidade: “Estamos aqui para participar do seu programa e convidar toda a comunidade ilheense, a comunidade católica e também aqueles que simpatizam com a nossa caminhada de fé, para participar deste novenário de preparação à festa do nosso padroeiro. Este ano vamos celebrar o Martírio. Esse santo é celebrado em dois momentos da sua vida: no nascimento, dia 24 de junho, e no Martírio, dia 29 de agosto.”
Questionado se São João Batista é o santo mais popular, o padre respondeu que ele ocupa um lugar de destaque na história da salvação: “É um dos mais populares. Foi o precursor, aquele que preparou o caminho para o Senhor, para Jesus, o Salvador do mundo. João Batista assumiu com alegria sua missão de preparar esse caminho. E sofreu muito, porque anunciar a verdade e combater a injustiça lhe custou a cabeça. Herodes não deixou por menos. Custou a cabeça, a verdade.”
Ao explicar por que seu nascimento é celebrado com tanta ênfase, o padre lembrou o relato bíblico do Evangelho de Lucas: “Como precursor, ele tem importância fundamental. Sua concepção já foi anunciada pelo anjo, seu nascimento foi motivo de júbilo. A Igreja dá ênfase também ao nascimento de João, além do Martírio. São três os santos celebrados pelo nascimento: Jesus, João e Nossa Senhora.”
Sobre a morte de São João Batista, o padre recordou a perseguição de Herodes:
“Era um profeta muito forte, que não temia dizer a verdade. A denúncia contra Herodes, que estava com a mulher do irmão, e todas as injustiças, levaram à sua condenação. No aniversário de Herodes, a filha de Herodias pediu a cabeça de João Batista, a pedido da mãe. Apesar de gostar de ouvi-lo, Herodes não teve como recusar diante dos convidados. E assim João se tornou nosso mártir e padroeiro.”
Padre Marcos destacou que a paróquia foi instituída em 1915, no período do Martírio de São João Batista, sendo uma das mais antigas de Ilhéus: “São 110 anos. A festa litúrgica é dia 29, mas vamos celebrar dia 31, no domingo, para que mais pessoas possam participar. Teremos missas às 10h e às 16h, além de uma grande procissão pelas ruas do Pontal.”
O pároco também ressaltou que a comemoração coincide com o Jubileu da Esperança proclamado pelo Papa Francisco: “É um momento de espiritualidade, de cultura, de encontro e de fé. Estamos celebrando também o Ano Jubilar, com o tema Peregrinos da Esperança. Queremos uma igreja missionária e sinodal, retomando a essência da fé.”
Além da programação religiosa, a festa contará com apresentações culturais após as missas, com a Quadrilha Dinossauros e o Forró do Cajueiro (22) a Companhia de Dança de Eli Izidro, do Teatro Popular de Ilhéus (23), grupo Zabumbahia (24), Keketa (25), Itassucy e banda (26), Anne de Cidra (27), banda Dinossauros (28), coral Encantar (29), e banda Lume Cristo (30). "E também teremos barracas com comidas, bebidas e artesanato”, acrescentou.
O padre fez questão de reforçar que a festa só será grande com a participação da comunidade: “Estamos preparando tudo com carinho, mas para ser uma grande festa, precisamos da presença do povo. Convido todos a participarem do novenário e da celebração dos 110 anos da nossa paróquia.”
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para “SÃO 110 ANOS DE HISTÓRIA E EVANGELIZAÇÃO” DIZ PADRE MARCOS ALCÂNTARA SOBRE FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA