Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“TRABALHAMOS MUITO EM ILHÉUS EM 2025 PARA TRANSFORMAR A HISTÓRIA DO PORTO”, DIZ PRESIDENTE DA CODEBA

“TRABALHAMOS MUITO EM ILHÉUS EM 2025 PARA TRANSFORMAR A HISTÓRIA DO PORTO”, DIZ PRESIDENTE DA CODEBA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 29/12/2025 16h57

Antonio Gobbo detalha obras, crescimento da movimentação e ações de integração Porto-Cidade

Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta segunda-feira (29), o presidente da Companhia de Docas da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, fez um balanço das ações realizadas pela estatal em Ilhéus ao longo de 2025, destacando investimentos em infraestrutura, segurança, aumento da movimentação de cargas e iniciativas de integração com a cidade.

Segundo Gobbo, o ano foi marcado por avanços importantes. “Trabalhou-se muito aqui em Ilhéus desse ano, principalmente para conseguir iniciativas, como por exemplo Maratá, gerando empregos, transformar a história do porto”, afirmou.

Entre as ações citadas estão obras consideradas estruturantes para o funcionamento do porto. “Também fizemos pavimentação de áreas, o controle de acesso, o cercamento completo do porto. São obras que parecem coisas não tão significantes assim, mas são absolutamente necessárias”, explicou, ressaltando a importância do alfandegamento e do controle de entrada e saída.

O presidente destacou ainda o crescimento expressivo na movimentação de cargas. “A movimentação de carga de projeto subiu mais de 100%”, disse, observando que, além do volume, o porto de Ilhéus opera mercadorias de alto valor. “As cargas que são operadas em Ilhéus são cargas de alto valor principalmente. Então são terras raras. Eu tenho também manganês, tem o cacau. Cacau deu uma queda agora, mas cacau é caríssimo.”

Gobbo também mencionou a realização de uma dragagem de manutenção que devolveu ao porto a profundidade de 10 metros e destacou o reconhecimento da Codeba na área ambiental e social. “Fazemos parte da Rede Mundial de Sustentabilidade das Cidades. A gente conquistou, por exemplo, o terceiro lugar na categoria Melhor Desempenho ESG, de desempenho portuário, agora em Florianópolis”, afirmou, reforçando que a preocupação com ESG e com a relação Porto-Cidade é uma diretriz da gestão.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para “TRABALHAMOS MUITO EM ILHÉUS EM 2025 PARA TRANSFORMAR A HISTÓRIA DO PORTO”, DIZ PRESIDENTE DA CODEBA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!