Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

“É UMA AÇÃO MENSAL, FEITA POR VOLUNTÁRIOS E TOTALMENTE VOLTADA PARA A COMUNIDADE”, DIZ CARDIOLOGISTA ANDRÉ CEZÁRIO SOBRE O ‘AMIGOS DO CORAÇÃO

“É UMA AÇÃO MENSAL, FEITA POR VOLUNTÁRIOS E TOTALMENTE VOLTADA PARA A COMUNIDADE”, DIZ CARDIOLOGISTA ANDRÉ CEZÁRIO SOBRE O ‘AMIGOS DO CORAÇÃO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/03/2026 13h01

Atendimento gratuito acontece neste sábado (21), no bairro São Francisco, com diversas especialidades médicas e serviços para a população

Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (20), o cardiologista André Cezário destacou a importância dos cuidados com o coração e detalhou a ação do projeto “Amigos do Coração”, que realiza mais uma edição neste sábado (21), no bairro São Francisco, em Ilhéus.

Com foco no atendimento gratuito à população, o médico explicou que o projeto cresceu ao longo dos anos e hoje reúne uma grande estrutura de voluntários e serviços. “Para a ação de amanhã, eu tenho 60 voluntários. É uma equipe completa, com recepção, triagem, verificação de glicemia e pressão, organização de salas e até laboratório funcionando no local”, afirmou.

Segundo ele, os atendimentos envolvem diversas especialidades médicas. “Sempre temos clínico e cardiologista, além de pediatra, psiquiatra, endocrinologista, angiologista, psicólogo, nutricionista, eletrocardiograma e outras áreas. Se o paciente precisar, por exemplo, de um Doppler, a gente consegue fazer na hora”, explicou.

A ação também busca ir além da assistência médica. “Hoje não é só uma ação de saúde. A gente leva uma estrutura para as crianças, com pipoca, algodão doce, picolé. É um dia diferente para a comunidade”, disse.

De acordo com o cardiologista, o projeto surgiu ainda na época da faculdade, inspirado em experiências vividas em atendimentos comunitários. “Quando voltei para Ilhéus, quis fazer algo nesse sentido. Começamos pequenos e hoje atendemos 400, 500 pessoas por edição”, destacou.

Ele reforçou que o projeto não tem fins lucrativos e é mantido por voluntários. “São profissionais e empresários que ajudam para que isso aconteça. Não é mais um projeto meu, é de todos. Cresceu de tal forma que as pessoas se apropriaram”, afirmou.

A distribuição de fichas para a ação deste sábado começa por volta das 7h30, com início dos atendimentos logo em seguida. “O pessoal chega cedo, monta a estrutura e já inicia a organização. É algo que a população participa bastante”, explicou.

Segundo André Cezário, o atendimento é organizado por especialidades. “A pessoa recebe uma pulseira de acordo com a área que vai ser atendida. Cada cor representa uma especialidade, o que facilita a organização e evita confusão”, disse.

O médico destacou ainda que é possível buscar mais de um atendimento. “Até consegue, mas precisa voltar para a fila. A gente faz uma ficha por pessoa, para garantir que todos tenham acesso”, pontuou.

A procura pelos atendimentos é considerada alta, principalmente em algumas áreas. “A necessidade de cardiologia sempre é muito grande. Psiquiatria também, por conta do aumento de casos de ansiedade e depressão. Pediatria é outra demanda forte”, afirmou.

Ele ressaltou que a iniciativa atua como apoio à rede pública. “Nós não somos concorrentes do sistema público. Somos parceiros. Dependendo da quantidade de pessoas atendidas, a gente ajuda a reduzir a demanda nas unidades de saúde daquela localidade”, explicou.

Durante a entrevista, o cardiologista também reforçou que a prevenção é fundamental para evitar doenças cardiovasculares. “A saúde do coração envolve um conjunto de fatores, como histórico familiar, colesterol, pressão alta, diabetes e hábitos de vida”, disse.

Ele destacou que mudanças simples podem fazer diferença. “Atividade física não precisa ser academia. É colocar um tênis e caminhar. O ideal é pelo menos 150 minutos por semana, começando devagar e aumentando aos poucos”, orientou.

Sobre o acompanhamento médico, ele recomendou regularidads nas consultas. “A maioria das pessoas deve fazer uma avaliação anual. A gente aconselha começar por volta dos 30 anos, para avaliar o risco e acompanhar”, concluiu.

A ação do “Amigos do Coração” acontece neste sábado (21), na Igreja Católica do bairro São Francisco, e é aberta a toda a população.

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

Deixe seu comentário para “É UMA AÇÃO MENSAL, FEITA POR VOLUNTÁRIOS E TOTALMENTE VOLTADA PARA A COMUNIDADE”, DIZ CARDIOLOGISTA ANDRÉ CEZÁRIO SOBRE O ‘AMIGOS DO CORAÇÃO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!