Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

12 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FORAM AUTUADOS DURANTE OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO REALIZADA EM ILHÉUS, ITABUNA, BUERAREMA E OUTRAS CIDADES DO SUL DA BAHIA

12 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FORAM AUTUADOS DURANTE OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO REALIZADA EM ILHÉUS, ITABUNA, BUERAREMA E OUTRAS CIDADES DO SUL DA BAHIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 01/08/2025 07h46

Os órgãos não informaram a cidades onde os postos foram autuados durante ação, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de julho

Equipes da força-tarefa que compõe a operação Combustível Legal fiscalizaram na última semana 72 postos localizados em Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença. A operação reuniu diferentes órgãos de fiscalização com o objetivo de aferir se os postos estão cumprindo os requisitos de qualidade e quantidade do combustível fornecido ao consumidor, entre diversos outros itens.

Na ação, realizada entre os dias 21 e 25 de julho, 12 postos foram autuados por irregularidades como quantidade de combustível entregue pela bomba diferente daquela indicada no visor, bombas e bicos funcionando com defeito, incluindo vazamentos, além de lacres ou selos de segurança violados. Os órgãos envolvidos na ação não informaram as cidades onde os postos foram autuados.

Foram identificados ainda produtos à venda vencidos ou sem preço, ausência da placa de razão de valor entre os preços dos combustíveis, não exibição da placa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, três postos estavam utilizando máquinas de cartão de crédito e débito sem vínculo com o CNPJ da empresa. Foram detectados ainda casos de atraso no pagamento da taxa obrigatória do Feaspol – Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

Equipe envolvida

Entre os órgãos participantes da força-tarefa, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) afere questões relativas ao direito do consumidor. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz a coleta dos combustíveis para análise local e laboratorial, e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) é responsável por conferir a regularidade fiscal e cadastral das empresas.

A força-tarefa da Combustível Legal também inclui a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), que dá suporte à operação por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPfaz). Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE), se encarrega das questões de ordem jurídica.

De acordo com o diretor do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas, o estabelecimento no qual se constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades que podem ser aplicadas.

Deixe seu comentário para 12 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FORAM AUTUADOS DURANTE OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO REALIZADA EM ILHÉUS, ITABUNA, BUERAREMA E OUTRAS CIDADES DO SUL DA BAHIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!