Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

"O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO É UM PACTO SOBRE A CIDADE QUE QUEREMOS" AFIRMA VICE-PREFEITO DE ILHÉUS

"O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO É UM PACTO SOBRE A CIDADE QUE QUEREMOS" AFIRMA VICE-PREFEITO DE ILHÉUS
Por: Stefhany Alencar
Dia 06/05/2022 11h26

Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Bebeto falou sobre a 1ª audiência pública da apresentação do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus, que aconteceu nesta quinta (5).

Nesta sexta-feira (6), OTabuleiro recebeu o Vice-Prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, Bebeto falou sobre a 1ª audiência pública da apresentação do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Ilhéus, que aconteceu nesta quinta (5).

Bebeto fala que o Plano Diretor foi transformado em lei em 2006, e que por exigência da Legislação, estes planos devem ser revisados a cada 10 anos. No entanto, em Ilhéus o plano ficou 16 anos sem ser atualizado. 

Em função desta necessidade, o Governo discutiu com a BAMIN, com uma exigência do próprio licenciamento e com a concessão da sociedade, "nós iniciamos esse processo com a contratação de uma empresa com expertise na área de desenvolvimento urbano, a Arcadis, que tem um acervo técnico importante no Brasil [...] iniciamos com o edital para dar publicização sobre o processo participativo".

O Vice-Prefeito afirma que nesta quinta (5), deu-se inicio a primeira fase deste processo, que é dividido em 4 etapas. Nesta fase, contou com a participação da Câmara; a constituição de um Comitê Técnico e um Executivo e a publicização da audiência para que a sociedade pudesse participar. 

Segundo Bebeto, o Plano Diretório é um instrumento básico para o desenvolvimento e expansão urbana de Ilhéus, com o objetivo do avanço das funções sociais da propriedade. Ele reforça a importancia da participação da população neste processo, "não é razoável que haja primazia de um setor sobre o outro, por isso que o Governo trabalha esse plano para que as agendas por exemplo, do setor produtivo e das suas necessidades não seja superior a idéia de pertencimento que todos tem". 

De acordo com o Vice-Prefeito, o processo participativo contará com oficinas e debates realizados em todos os distritos de Ilhéus, "será um debate complexo, mas ao término deste processo vamos construir um pacto sobre a cidade que queremos". Entre as pautas do Plano estão o modo de ocupar o território municipal; os melhores lugares para desenvolvimento de atividades econômicas; proteção de patrimônio natural e histórico, além de outras demandas.

Bebeto afirma que suas expectativas em relação a participação da sociedade foram superadas e que ficou muito alegre em ver que as pessoas estão interessadas em fazer parte e colaborar com o processo.

 

Deixe seu comentário para "O PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO É UM PACTO SOBRE A CIDADE QUE QUEREMOS" AFIRMA VICE-PREFEITO DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!