Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

62% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM RECONHECER UMA NOTÍCIA FALSA

62% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM RECONHECER UMA NOTÍCIA FALSA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 13/02/2020 15h41

Os brasileiros são os mais familiarizados com o termo “fake news”, visto que apenas 2% desconhecem a expressão

Uma pesquisa desenvolvida pela empresa global de cibersegurança Kaspersky mostrou que em média, 70% dos latino-americanos não sabem identificar ou não têm certeza se conseguem diferenciar se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira. Por nacionalidade, os cidadãos que menos conseguem reconhecer notícias falsas são os peruanos (79%), seguidos pelos colombianos (73%) e chilenos (70%). Mais atrás estão os argentinos e mexicanos, com 66%, e então os brasileiros (62%).

A pesquisa também mostrou que 16% dos entrevistados desconhecem completamente o termo “fake news”, um aspecto em que os peruanos também se destacam, com 47% dos indivíduos alegando que não sabem o que a palavra significa. Por outro lado, os brasileiros são os mais familiarizados com o termo, visto que apenas 2% desconhecem a expressão.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 2% dos latino-americanos consideram as notícias falsas inofensivas, enquanto a grande maioria as classifica como perigosas e eventualmente danosas. E ainda: 72% dos entrevistados acreditam que as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém. Mesmo tendo essa percepção negativa, o ponto positivo é que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na web.

Deixe seu comentário para 62% DOS BRASILEIROS NÃO SABEM RECONHECER UMA NOTÍCIA FALSA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!