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ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE DO HOSPITAL COSTA DO CACAU FOCA EM ASSISTÊNCIA SEGURA E DE QUALIDADE

ABRIL PELA SEGURANÇA DO PACIENTE DO HOSPITAL COSTA DO CACAU FOCA EM ASSISTÊNCIA SEGURA E DE QUALIDADE
Por: Stefhany Alencar
Dia 20/04/2023 10h57

A qualidade dos serviços prestados pelo HRCC é monitorada pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e atinge bons índices de satisfação por parte de pacientes e acompanhantes.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou entre os dias 10 e 14 de abril, última sexta-feira, um ciclo de palestras com foco na assistência à saúde segura e de qualidade.

A enfermeira Bárbara Kruschewsky, integrante do NSP do HRCC, explica que todos os anos, o mês de abril é reservado para ações nacionais, orientadas pelo Ministério da Saúde, referentes à segurança do paciente.

“Esta é uma questão que envolve o dia a dia da assistência. Aqui no hospital temos uma agenda de treinamentos e capacitações durante todo o ano, intensificando neste período”, destacou.  

O gerente de Enfermagem do HRCC, enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, lembrou que neste ano de 2023, o Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos e tem como tema “Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”, com o objetivo de envolver profissionais e instituições de saúde para o compartilhamento de experiências exitosas.

“Considerando a cultura de segurança desenvolvemos atividades, organizadas pelo nosso Núcleo de Segurança do Paciente, estimulando a troca de experiências e discussões sobre as metas de segurança com o intuito de melhorar a qualidade da assistência”, afirmou.

Bárbara Kruschewsky disse que durante a semana do ciclo de palestras do Abril pela Segurança do Paciente foram abordados diversos assuntos importantes.

“Identificação do paciente e sua dupla checagem, gerenciamento de riscos, segurança do paciente em hemodiálise, transporte seguro, adequada administração e checagem de medicamentos, adequado preparo do paciente em pré-operatório, entre outros, com o foco naassistência segura e de qualidade”, concluiu.

Resultados práticos - A qualidade dos serviços prestados pelo HRCC é monitorada pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e atinge bons índices de satisfação por parte de pacientes e acompanhantes. Muitos deles registram seus elogios ao hospital e seus profissionais.

Foi o caso de Luís Henrique Reis que parabenizou todas asequipes do HRCC. “Pelo excelente tratamento dado a pacientes e acompanhantes no comprometimento em orientar e direcionar. São profissionais que fazem total diferença na unidade, pois a família e pacientes se sentem bem com o tratamento recebido de tamanha qualidade e humanidade e o excelente trabalho prestado”, registrou.

Diana Araújo manifestou sua gratidão e apoio a todos funcionários da unidade. “Oito meses com a minha avó internada e se não fosse essa equipe, eu não conseguiria vencer psicologicamente. Agradeço eternamente a todos que me apoiaram e me acolheram no momento que mais precisei”, escreveu.

Cleide Santos registrou sua satisfação e a gratidão pelos cuidados que seu pai recebeu. “Fomos acolhidos da melhor forma possível por toda equipe que é de excelência em profissionalismo, respeito, atenção, carinho e todos os cuidados necessários. Conhecemos grandes pessoas que ficarão gravados para sempre em nossos corações. Nosso muito obrigado para toda a equipe em geral”, reconheceu.

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