ACUSADO DE MATAR HOMEM EM CABANA DE PRAIA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM ILHÉUS
Homem é o responsável pela morte de um homem em uma barraca de praia no último domingo (17/08)
Uma operação policial na manhã de quinta-feira (21 de agosto de 2025) terminou em confronto fatal na Zona Sul de Ilhéus, deixando um saldo de um suspeito de homicídio morto e apreensão de armas. Anderson Costa dos Santos, conhecido como "Aloprado", acusado de integrar uma facção criminosa e de ser o responsável pela morte de um homem em uma barraca de praia no último domingo (17/08), foi localizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e pela Polícia Militar (RONDESP SUL).

De acordo com informações confirmadas por uma fonte do site OTabuleiro da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as equipes realizavam ações integradas no âmbito da Operação Força Total quando encontraram o acusado e outros comparsas. Os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo pelos integrantes da facção. Após o confronto, o indivíduo apontado como autor da morte do jovem no domingo acabou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu aos ferimentos.

Operação Força Total
A operação que resultou na morte de "Aloprado" faz parte de uma estratégia mais ampla de segurança pública no estado. Conforme reportado anteriormente, a PM-BA realizou a 4ª edição da Operação Força Total em 2025, promovendo uma grande mobilização do efetivo em todos os 417 municípios baianos.
O confronto que resultou na morte de "Aloprado" ocorre em um momento particularmente crítico para a segurança pública de Ilhéus. A cidade, conhecida como "Princesa do Sul" e famosa pelas obras de Jorge Amado, vive um momento de tensão após uma série de crimes violentos.
A Policia Militar apreendeu com "Aloprado" - uma pistola Taurus calibre .380, munições e um aparelho celular - foi apresentado na sede da 7ª COORPIN/Ilhéus, onde o caso segue sob os cuidados da autoridade policial.
Na última semana, a população foi chocada com o triplo homicídio de mulheres na Praia dos Milionários. Alexsandra Oliveira Suzart (45 anos), Maria Helena do Nascimento Bastos (41 anos) e Mariana Bastos da Silva (20 anos) foram encontradas mortas com marcas de facadas em um matagal próximo à praia após saírem para passear com seu cachorro.
Além desses crimes, o Site Otabuleiro, fez levantamento de outras seis pessoas que foram mortas brutalmente em Ilhéus no último fim de semana, embora suas identidades e as circunstâncias dos crimes não tenham sido divulgadas.
A onda de violência mobilizou autoridades e a população local. Na quinta-feira (21), mesmo dia do confronto com "Aloprado", aconteceu uma reunião no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) em Salvador, com a presença do secretário Marcelo Werner, da vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Fátima Nunes, e vereadores de Ilhéus.
O secretário Werner destacou que "o estado não irá descansar até elucidar os assassinatos" das três mulheres. Já o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, afirmou que as equipes de investigação consideram diversas linhas de análise para o caso.
Resposta de Gabriel
Meu Deus do Céu até aonde vai essa violência
★ ★ ★ ★ ★ Em 22-08-2025 às 15-45h 5