Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, TARTARUGA RARA É ENCONTRADA ENCALHADA EM PRAIA DE ILHÉUS

AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, TARTARUGA RARA É ENCONTRADA ENCALHADA EM PRAIA DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 16/10/2020 14h11

Segundo Projeto (A)mar, animal apresentava escoriações e leves ferimentos, mas estava ativo

Uma tartaruga-de-couro ou tartaruga gigante foi encontrada encalhada, com vida, na quinta-feira (15), em uma praia na zona norte de Ilhéus. Segundo o Projeto (A)mar, o animal é bastante raro e está ameaçado de extinção. 

Ambientalistas do projeto foram acionados por banhistas que estavam na praia. O animal foi analisado e estabilizado, teve dados biométricos registrados, foram coletadas amostras biológicas. A tartaruga é uma fêmea adulta e tem cerca de 2 metros.

De acordo com o Projeto (A)mar, a tartaruga estava com uma das nadadeiras dianteiras amputada, mas o ferimento já estava cicatrizado. O animal apresentava escoriações e leves ferimentos, mas estava ativo.

Ainda segundo o (A)mar, a tartaruga estava cansada e, devido a falta de uma das nadadeiras, não conseguia romper a zona de arrebentação das ondas sozinha. Além disso, no local que ela foi encontrada tinham boias de redes de espera, que a colocavam em risco.

Após a avaliação, o animal foi levado para outra praia, sem presença de ondas, e foi devolvido ao mar. O projeto informou que o animal foi apelidado de "Esperança".

Conforme informações do projeto, a tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa durante o período reprodutivo. Mesmo sendo uma espécie rara, tartarugas-de-couro com apenas uma nadadeira dianteira tem sido encontradas pelo país, muitas vezes estão associadas a interação com artefatos pesqueiros do tipo espinhel.

Ainda conforme o projeto (A)mar, estudos indicam que, mesmo quando estão com apenas uma nadadeira dianteira, tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre.

O projeto contou com o apoio da população local, de membros da comunidade terapêutica fonte dos milagres, de policiais militares da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental e Marinha do Brasil na operação de atendimento e soltura da tartaruga.

Deixe seu comentário para AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, TARTARUGA RARA É ENCONTRADA ENCALHADA EM PRAIA DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!