ANESTESISTAS DA SAEB ENSINAM COMO AGIR DIANTE DE UMA PARADA CARDÍACA NESTA QUINTA-FEIRA (03), EM ILHÉUS

Ação faz parte do 21º Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia (ENAI)
Começa nesta quinta-feira (3) em Ilhéus o 21º Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia (ENAI), promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB). O evento segue até sábado (5), com atividades abertas ao público, cursos práticos e simpósio científico voltado a médicos e estudantes de medicina. Durante entrevista ao programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, o presidente da SAEB, o médico anestesiologista Fábio Maron, destacou a importância do evento para a cidade. “Eu sou filho da terra, nascido e criado aqui. Tenho como obrigação trazer um evento como esse para movimentar a cidade e colocar os nossos colegas a par das situações atuais na esfera da anestesia”, disse.
A programação do ENAI será iniciada nesta quinta-feira, às 16h, com o treinamento “Salve uma Vida”, realizado na Praça da Catedral. A atividade ensina como identificar uma vítima de parada cardíaca e como agir em situações de emergência. “Esse treinamento é para o público leigo. Nós somos dez instrutores. Vamos colocar dez bonecos no chão da praça para ensinar as pessoas a identificar se alguém está em parada cardíaca ou não”, explicou Maron.
Na ocasião, a SAEB fará a doação de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), que ficará disponível em um totem na Praça da Catedral, para uso da população em casos de emergência. “Esse equipamento custa caro. É um compromisso que os ilheenses têm com a vida. Se tiver algum episódio, algum fato de parada cardíaca, prontamente vai estar disponível lá para pegar e salvar uma vida”, afirmou.
A programação científica segue na sexta-feira (4), com cursos voltados para médicos e estudantes, realizados na Faculdade de Ilhéus. Serão abordadas técnicas alternativas de intubação e manejo de vias aéreas em cenários de urgência. “A gente já restringe um pouco mais, não é para o público leigo, é para esses dois segmentos. Vamos trazer técnicas alternativas de intubação, traqueias de porco para ensinar... trouxemos todos os materiais de Salvador”, destacou.
No sábado (5), o simpósio oficial do ENAI será realizado no Aldeia da Praia Hotel, reunindo especialistas de diversas regiões do estado, incluindo Itabuna, Teixeira de Freitas, Jequié e Feira de Santana. “Tem muito tempo que não acontece um evento dessa natureza aqui. A gente sente a necessidade de trazer novidades para a cidade e para a região”, ressaltou Maron.
A expectativa é de reunir cerca de 150 participantes. “A gente abriu essa inscrição já tem mais ou menos um mês. As vagas estouraram. Quem tiver interesse pode comparecer ao Hotel Aldeia da Praia. Estaremos lá, todos nós da SAEB”, finalizou.
Confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário para ANESTESISTAS DA SAEB ENSINAM COMO AGIR DIANTE DE UMA PARADA CARDÍACA NESTA QUINTA-FEIRA (03), EM ILHÉUS