ANTT REALIZA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA CONCESSÃO DA FIOL E FICO À INICIATIVA PRIVADA

O período para envio de contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes será de 7 de fevereiro a 24 de março
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a realização de audiências públicas para discutir a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) à iniciativa privada. O período para envio de contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes será de 7 de fevereiro a 24 de março.
Além disso, estão previstas três sessões presenciais para coletar sugestões da sociedade. As audiências ocorrerão em Brasília, no dia 11 de março, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 03, lote 10, Projeto Orla Polo; Salvador, no dia 12 de março; e Cuiabá (MT), no dia 14 de março.
Segundo o Governo Federal, a Fiol ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral. Já a Fico conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio e ampliando a capacidade de transporte ferroviário no país.
As audiências públicas são uma etapa importante do processo de concessão, permitindo que a sociedade civil, empresas e especialistas contribuam para a definição dos contratos e diretrizes das ferrovias.
Resposta de Antonio
Bom, seria a Companhia Vale, fosse detentora da concessão da FIOL, na Bahia. Isso, evitaria a fragmentação do sistema ferroviário, e facilitaria a interligação à interligação das duas ferrovias que a Vale já possui concessões, no Nordeste e Norte, a Estrada de Ferro Carajás (EFC). E, na região Sudeste, a Estrada de Ferro Vitória-Minas. Depois da Privatização da RFFSA, o sistema ferroviário ficou, fragmentado (isolado), com ferrovias e estações de embalarques abandonadas. Acredito que, para que exista mais sustentabilidade ferroviária, no que diz respeito à logística, viagens e turismo ferroviário é preciso que seja feita a interligação à nível transcontinental, das ferrovias da Vale EFVM, no Sudeste, com a Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Nordeste e Norte. Já, as ferrovias: Centro Atlântica FCA, em MG; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL),na Bahia; e a Ferrovia Norte-Sul, em Goiás e Tocantins, entrariam no trajeto, como intermediárias.
★ ★ ★ ★ ★ Em 07-02-2025 às 19-32h 5