APAGÃO NACIONAL DEIXA AO MENOS 25 ESTADOS E DF SEM ENERGIA

ONS diz que uma falha às 8h31 afetou o fornecimento de energia para estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste. Causa não foi informada. Desabastecimento parou linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.
Um apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento do g1.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente.
A falta de energia dificultou a manhã dos brasileiros em diversas capitais e cidades do interior.
Veja a lista de estados com relatos de apagão:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins
O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos.
Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos. Semáforos desligados causaram transtornos em Belém, Fortaleza e outras cidades.
Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos. Em Manaus, um comerciante usou velas para reforçar a iluminação.
Causas estão sendo apuradas, diz ONS
Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
"As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]", informou o órgão.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.
"Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão", explica.
Deixe seu comentário para APAGÃO NACIONAL DEIXA AO MENOS 25 ESTADOS E DF SEM ENERGIA