Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ATAQUES VIOLENTOS DE GRUPOS CRIMINOSOS AFETAM CIDADES BAIANAS

ATAQUES VIOLENTOS DE GRUPOS CRIMINOSOS AFETAM CIDADES BAIANAS
Por: Stefhany Alencar
Dia 02/05/2022 11h29

Barreiras, Jacobina e Eunápolis, que juntas têm uma população de 350 mil habitantes, têm sido dominadas por esses grupos violentos.

Três cidades baianas têm sido alvos de grupos criminosos, que usam armas de grosso calibre e veículos blindados para mega-assaltos a instituições financeiras.

Conforme apurado por OTabuleiro, a partir de um levantamento feito pelo UOL, mais de 20 cidades do país têm sido afetadas por esse “novo cangaço”. No caso da Bahia, Barreiras, Jacobina e Eunápolis, que juntas têm uma população de 350 mil habitantes, têm sido dominadas por esses grupos violentos.

De acordo com especialistas, o “domínio de cidades” é um crime tipicamente brasileiro e representa o avanço da criminalidade em relação às ações conhecidas como “novo cangaço” por serem mais perigosas e planejadas.

“O ‘domínio de cidades’ está no topo da pirâmide das organizações criminosas no país. O ‘novo cangaço’ invade cidades menores, onde há falta de policiamento. Agora, esses grupos usam explosivos com acionamento remoto e atacam as forças de segurança para causar baixas mesmo. Nenhuma cidade no Brasil está preparada para lidar com isso”, disse o tenente-coronel Lucélio Faria França, autor do livro “Alpha Bravo Brasil: Crimes Violentos contra o Patrimônio”.

Na última quinta-feira (28), o assunto foi debatido em Salvador na palestra “Do novo cangaço ao domínio de cidade”, com a presença dos comandantes da Polícia Militar dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A ideia é discutir iniciativas para que as forças de segurança possam se preparar para ações do tipo.

“Os planos de defesa podem ser considerados como política de direitos humanos e prevenção ao crime violento de alta complexidade, pois evitam mortes de pessoas inocentes, de policiais e dos próprios criminosos. O importante é salvar vidas”, disse no evento o palestrante Ricardo Matias, especialista em ciências policiais e agente da Polícia Federal.

Deixe seu comentário para ATAQUES VIOLENTOS DE GRUPOS CRIMINOSOS AFETAM CIDADES BAIANAS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!