Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ATUAÇÃO DO MP SERÁ FORTALECIDA COM A NOMEAÇÃO DE ASSESSORES DE PROMOTORIA

ATUAÇÃO DO MP SERÁ FORTALECIDA COM A NOMEAÇÃO DE ASSESSORES DE PROMOTORIA
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 16/07/2019 11h38

ATUAÇÃO DO MP SERÁ FORTALECIDA COM A NOMEAÇÃO DE ASSESSORES DE PROMOTORIA

A atuação do Ministério Público do Estado da Bahia será fortalecida no interior do estado com a nomeação de assessores-técnicos jurídicos de Promotoria. Hoje, dia 16, a procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado publicou no Diário da Justiça Eletrônico o ato que regulamenta os critérios de seleção, provimento e lotação dos cargos. Já nos próximos 15 dias, será realizada a seleção inicial.

“Um momento muito especial para a Instituição que, pela primeira vez, em 410 anos de história, inicia a formação do seu quadro de assessores para auxiliar os membros que atuam no 1° grau”, registra a PGJ, destacando que a implantação do cargo de assessor de Promotoria deverá assegurar melhores condições de trabalho aos promotores de Justiça, permitindo uma atuação mais eficiente e humanizada. Para ela, “este é um sonho que começa a ser concretizado”. 

O MP contemplará inicialmente 100 Promotorias de Justiça e priorizará as áreas criminal, da infância e juventude e do patrimônio público. As Promotorias de Justiça foram escolhidas a partir de critérios objetivos, inclusive com a participação da Corregedoria-Geral, lembra a PGJ, afirmando que a intenção é, em breve, ampliar o número para levar o auxílio aos membros que não foram atendidos neste primeiro momento.

A criação do cargo de assessor de Promotoria foi bandeira de luta desta gestão desde o seu início, em 2016. “O que conquistamos é algo inédito e decorreu de um esforço muito grande perante os poderes Executivo e Legislativo, e até internamente, pois tivemos que vencer resistências de alguns servidores que de início se posicionaram contrários”, afirma Ediene.

Ela salienta que o número inicial de assessores ainda não é suficiente para atender a todas as Promotorias, mas a Instituição está partindo do zero e, aos poucos, irá completar o seu quadro de assessores.

Conforme o ato divulgado hoje, a ordem de lotação se dará inicialmente no interior do estado, em Promotorias de Justiça de entrâncias intermediária e final, e foi elaborada a partir de gradação e combinação de critérios que asseguraram a impessoalidade do ranqueamento.

Os cargos serão providos por bacharéis em Direito, mediante a indicação pelos titulares das Promotorias destinatárias à Procuradoria-Geral de Justiça de candidatos que, após aprovação em processo simplificado de seleção, preencham os requisitos legais e normativos e não incorram nas respectivas vedações.

Deixe seu comentário para ATUAÇÃO DO MP SERÁ FORTALECIDA COM A NOMEAÇÃO DE ASSESSORES DE PROMOTORIA

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!