Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

AVANÇO DA MARÉ: “ SE NÃO TIVER UM ESTUDO DEFINITIVO, EM BREVE O MAR VAI SE ENCONTRAR COM O RIO ALMADA”, AFIRMA SUPERINTENDENTE

AVANÇO DA MARÉ: “ SE NÃO TIVER UM ESTUDO DEFINITIVO, EM BREVE O MAR VAI SE ENCONTRAR COM O RIO ALMADA”, AFIRMA SUPERINTENDENTE
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 27/08/2020 10h51

Segundo Joélia, em 2000 foram construídos espigões mas não com o tamanho devido para contenção e por isso, não conteve o avanço do mar.

A superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus, Joélia Sampaio, garantiu durante participação no programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9  desta quinta-feira (27) que existem estudos de 1998 que a erosão na zona norte foi potencializada pela construção do Porto do Malhado. Um Comitê Deliberativo já foi instituído para tratar sobre as ações de contenção. Representantes do Executivo Municipal, Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e das comunidades dos bairros São Domingos e São Miguel já se reuniram para traçar ações estratégicas voltadas à mitigação dos efeitos causados pelo avanço da maré no litoral norte da cidade.

Segundo Joélia, em 2000 foram construídos espigões mas não com o tamanho devido para contenção e por isso, não conteve o avanço do mar.  Na época, a Justiça Federal acatou ação civil pública, ajuizada pela Associação de Moradores do Bairro São Miguel, que provou por estudos foi provocada pelas obras do Porto do Malhado.

“O engenheiro Aleixo Belov esteve em 2005 em Ilhéus para verificar a obra, pois não estava minimizando os impactos domar”, explicou.

A Prefeitura mantém o maquinário nas localidades e analisará a viabilidade de adquirir mais pedras para formar barreiras nos pontos mais críticos. Desde julho, o avanço surpreendeu diversos moradores. Cabaneiros perderam seus estabelecimentos, mas Joélia enfatiza a necessidade de uma grande obra. “As pedras que foram usadas na construção da ponte não resolvem 10 % do que precisamos. Já conseguimos outras caçambas de pedras mas não resolve.  Ou faz um estudo para resolução definitiva ou em breve vamos ter o encontro do mar com o Rio Almada” , explicou a superintendente.

Clique e ouça na íntegra a entrevista com Joélia. 

Deixe seu comentário para AVANÇO DA MARÉ: “ SE NÃO TIVER UM ESTUDO DEFINITIVO, EM BREVE O MAR VAI SE ENCONTRAR COM O RIO ALMADA”, AFIRMA SUPERINTENDENTE

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!