Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

BAHIA É O ESTADO ONDE MAIS TRABALHADORES TIVERAM REDUÇÃO SALARIAL

BAHIA É O ESTADO ONDE MAIS TRABALHADORES TIVERAM REDUÇÃO SALARIAL
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 24/07/2020 10h11

Renda média dos baianos diminuiu 20% em comparação com o que era recebido antes da pandemia

A pandemia do novo coronavírus segue afetando a economia baiana e, dessa vez, levou o estado ao topo da lista dos que tem a maior taxa de pessoas ocupadas com redução salarial do país. Em junho, 41,5% dos trabalhadores formais ou informais tiveram redução no seu rendimento em comparação com o que costumavam receber antes da crise. São mais de 2 milhões de baianos que tiveram a renda afetada.

Esse é apenas um dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Covid19) referentes a junho, divulgados nessa quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo é feito por telefone, em parceria com o Ministério da Saúde, e investiga os impactos da pandemia na saúde e no mercado de trabalho. Os questionários são aplicados para domicílios de todo o país e depois expandido estatisticamente.

Em comparação com o mês de maio, o percentual de trabalhadores com redução salarial foi de 42,4%, ou seja, levemente maior do que os 41,5% de junho. Mesmo assim, o percentual na Bahia é o maior entre todos os estados e superior ao verificado no Brasil como um todo (35,9%).

“Não é uma surpresa a redução dos rendimentos mensais médios do trabalhador, fato verificado em todas as unidades federativas do país. O empregado e os rendimentos do trabalho fazem parte do lado frágil, onde a corda geralmente arrebenta em primeiro lugar. Na Bahia, o mercado de trabalho se caracteriza por marcas estruturais desfavoráveis, o que justifica, em parte, o fato de seus indicadores se encontrarem entre os mais deteriorados”, disse Luiz Fernando Lobo, economista da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Deixe seu comentário para BAHIA É O ESTADO ONDE MAIS TRABALHADORES TIVERAM REDUÇÃO SALARIAL

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!