Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

BAHIA LANÇA PORTAL COM INDICADORES DE DESEMPENHO DO TURISMO

BAHIA LANÇA PORTAL COM INDICADORES DE DESEMPENHO DO TURISMO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 11/12/2019 16h46

BAHIA LANÇA PORTAL COM INDICADORES DE DESEMPENHO DO TURISMO

Um portal digital com informações, dados, indicadores e pesquisas sobre o setor turístico na Bahia foi lançado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), na manhã desta quarta-feira (11). O Observatório do Turismo da Bahia é voltado a empresários, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados em avaliar o desempenho do segmento. 

“No observatório, o investidor consegue enxergar nossas potencialidades como um todo através dos indicadores. Isso é muito importante para diminuir a sazonalidade, que é perceptível fora dos períodos de alta estação, que são o meio e o fim do ano. No resto do ano acaba ocorrendo uma diminuição do emprego de carteira assinada. Então, estamos procurando entender isso e fazer com que sejam oferecidos empregos efetivos durante todo o ano”, afirmou o secretário da Setur, Fausto Franco. 

Presente no lançamento, o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, destacou que a expectativa é usar os dados para melhorar os serviços e alavancar o turismo local. “Nosso desejo é atrair empreendimentos no setor hoteleiro e que vão melhorar a nossa infraestrutura. Mas, primeiro, a gente precisa chamar a atenção dos investidores, mostrando que temos condições e possibilidades de serviços. Vamos utilizar esses dados como ferramenta de ação”.

O evento marca o bom momento do turismo na Bahia, que registrou arrecadação de R$ 1,8 bilhão em ICMS com atividades caracterizadas como turísticas durante o terceiro trimestre deste ano. Também em 2019, o estado superou a receita nominal nacional das atividades turísticas. Enquanto o Brasil cresceu 6,6% no turismo, o estado baiano avançou 8,2%.

Boletim de análise

O lançamento do observatório incluiu também a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Setur e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan. Por meio deste termo, os órgãos envolvidos passam a elaborar e disponibilizar, trimestralmente, um boletim de análise e interpretação dos dados. Durante o evento, foi distribuído um cartão com qr-code que disponibiliza os dados do Turismo em arquivo eletrônico. “Ao invés de distribuir um calhamaço de papel, a gente distribui informação em qr-code. Fizemos isso, inclusive, nas áreas de infraestrutura, energia, agricultura, indústria, dentre outras, e hoje aqui também estamos entregando este com todos os dados do turismo da Bahia, para ser utilizado permanentemente”, completou Pinheiro. 

O diretor de indicadores e estatísticas da SEI, Gustavo Pessoti, ressaltou a importância do boletim para o desenvolvimento do turismo baiano. “Será uma análise mais completa, pautada em uma série de variáveis, como o consumo de energia elétrica, os meios de hospedagem, os passageiros aéreos transportados, entre outros. Nós firmamos essa parceria com intuito de aumentar o alcance de nossa análise e a possibilidade de que esse boletim seja usado como instrumento de identificação de variáveis importantes para processos de tomada de decisão no turismo”. 

Deixe seu comentário para BAHIA LANÇA PORTAL COM INDICADORES DE DESEMPENHO DO TURISMO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!