Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

BLOCO MARIAS PRESEPEIRAS ABRE ALAS PARA O CARNAVAL CULTURAL DE ILHÉUS COM EMPODERAMENTO FEMININO

BLOCO MARIAS PRESEPEIRAS ABRE ALAS PARA O CARNAVAL CULTURAL DE ILHÉUS COM EMPODERAMENTO FEMININO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 08/02/2024 12h38

Mais de 80 blocos vão desfilar na folia em 2024

Uma das idealizadoras do Bloco Maria Presepeiras, Luísa Soalheiro, esteve nesta quinta-feira (08), no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM. Pelo segundo ano consecutivo, o bloco vai desfilar no Carnaval Cultural de Ilhéus 2024. A concentração será às 17h30 desta sexta-feira (09), na Praça Castro Alves, onde as foliãs pintaram umas às outras. De lá o bloco seguirá pela Avenida Soares Lopes. Luiza falou sobre a origem do nome e como surgiu a ideia. "Chega uma hora que a gente não precisa provar mais nada e ser obrigada a nada. Uma mulher presepeira é uma mulher que descobriu que ela não é mais obrigada a nada e que ela tem direito de ser feliz, de se inventar, se reinventar pra ser feliz. Por exemplo, uma mulher que deixa o cabelo ficar branco, e também quer uma saia curta, vai chegar sempre alguém pra dizer que ela é presepeira. 'Olha a saia dela? Com essa idade, cabelo branco e saia curta'. Essa foi nossa ideia, que a gente pudese juntar mulheres que têm vontade de ser feliz, que apesar de tudo, qualquer experiência que esteja vivendo, ela vai dizer assim eu quero ser do meu jeito. Não sou mais obrigada a nada. A ideia surgiu em um momento em que eu estava passando por um problema difícil. Nós somos um grupo de 4 amigas. E eu estava com uma delas e perguntei 'vamos fazer um bloco de carnaval?' e não demorou nem dois minutos pra ela responder que sim. Em seguida, as outras duas amigas toparam na mesma hora", explicou Luiza. 

Ela reforçou a importância do respeito a todas as pessoas e às suas escolhas. "A gente tem que respeitar o espaço do outro. Não posso invadir o espaço do outro com a minha presepada. Mas se essa presepada, se meu modo de ser feliz, agride o outro só porque ele acha que não cabe no modelo que ele entende, que é o modelo de mulher, então o problema é da pessoa", enfatizou Luiza.

Em 2023, primeiro ano do bloco, 60 mulheres participaram. Para esse ano, a expectativa é de cem mulheres. Segundo Luiza, a ideia é homenagear a cada ano um artista plástico. O homenageado de 2024 será Gocá Moreno. O bloco comprou cangas e os abadás foram confeccionados pelo artista plástico. 

Luiza falou da vontade de estender o trabalho além do carnaval. "Nós temos esse poder de levantar e agregar pessoas, trazer energia boa e vamos ver o que podemos fazer com isso" declarou.

Confira a entrevista completa:

Deixe seu comentário para BLOCO MARIAS PRESEPEIRAS ABRE ALAS PARA O CARNAVAL CULTURAL DE ILHÉUS COM EMPODERAMENTO FEMININO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!