CABANEIRO DA PRAIA DO CRISTO, EM ILHÉUS, REALIZA AÇÃO COM TAMPINHAS E AJUDA NA LIMPEZA DA ORLA
Iniciativa voluntária une limpeza da orla e conscientização sobre o perigo do plástico para aves marinhas, além de incentivar doações para ONGs de proteção animal
Um gesto simples, mas com grande impacto ambiental, tem chamado atenção em Ilhéus. Big, cabaneiro da Praia do Cristo, realiza um trabalho voluntário de limpeza da faixa de areia e também recolhe tampinhas plásticas descartadas, destacando os riscos que esse material pode causar à natureza.
No vídeo publicado, ele explica a diferença entre tipos de tampinhas e alerta para o perigo do descarte incorreto, especialmente das tampinhas de refrigerante. Segundo Big, esse pequeno objeto pode se transformar em uma ameaça para aves marinhas.
“Essa tampinha aqui… ela é de garrafas de cerveja, que não tem utilidade nenhuma na natureza… eu junto ela direto para ir direto ao lixo”, afirma, enquanto mostra o material recolhido.
Big chama atenção principalmente para as tampinhas plásticas de refrigerante, que, de acordo com ele, podem causar a morte de animais quando chegam ao mar.
“Se você jogar no alto mar ou na beira do rio, ela serve como uma presa muito fácil para matar os pássaros, as gaivotas”, relata.
Ele explica que as aves acabam engolindo esses objetos, o que pode provocar engasgamento e impedir a sobrevivência dos animais.
Além de recolher para evitar que o material vá parar no oceano, Big também destaca uma alternativa sustentável: a entrega das tampinhas em organizações que atuam no cuidado de animais abandonados.
Ao incentivar que moradores e visitantes façam o mesmo, ele reforça que a atitude é prática e acessível. “É leve, fácil de você carregar no bolso… bota numa mochilinha… chega a sua casa e entrega numa ONG”, conclui.
Deixe seu comentário para CABANEIRO DA PRAIA DO CRISTO, EM ILHÉUS, REALIZA AÇÃO COM TAMPINHAS E AJUDA NA LIMPEZA DA ORLA