Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CASO RANITLA: "UM LAUDO COMPLEMENTA O OUTRO" DIZ PERITO E COORDENADOR DO DPT REGIÃO SUL

CASO RANITLA: "UM LAUDO COMPLEMENTA O OUTRO" DIZ PERITO E COORDENADOR DO DPT REGIÃO SUL
Por: Stefhany Alencar
Dia 24/08/2022 10h46

Na entrevista, o Perito falou sobre os dois laudos criminais do atropelamento e morte da Cirurgiã-Dentista, Ranitla Scaramussa.

Nesta quarta-feira (24), OTabuleiro recebeu o Dr. Marco Antônio Lima, Perito Criminal e Coordenador da Região Sul do Departamento de Polícia Técnica. Na entrevistar concedida ao comunicador Vila Nova, o Perito falou sobre os laudos criminais do atropelamento e morte da Cirurgiã-Dentista, Ranitla Scaramussa. 

Ranitla faleceu no dia 11 de junho após ser atropelada na BA-001, na zona sul de Ilhéus. Ela atravessava a faixa de pedestres quando foi atingida por um carro conduzido por Tharciso Aguiar. Ele foi indiciado por homicídio doloso - quando há intenção de matar, e atualmente está preso no Presídio Ariston Cardoso.

O caso Ranitla possui dois laudos. Inicialmente, no dia 4 de julho, foi divulgado um laudo afirmando que Tharcíso estava em uma velocidade entre 43 e 51km/h no momento da colisão, já o segundo laudo aponta que antes da frenagem, ele estava em uma velocidade de aproximadamente 109km/h. Dr. Marco explica que "um laudo complementa o outro" e que tratam de momentos diferentes de um mesmo acidente.

O Coordenador do DPT Regional afirma que não existem dúvidas quanto a qualidade do primeiro laudo, "poucas vezes eu vi um laudo tão bem redigido e tão bem elaborado. É altamente confiável, o Perito tinha poucos dados e mesmo assim ele usa no mínimo 3 metodologias diferentes e apresenta o que ele conseguia no momento, que era a velocidade de colisão, 49km/h". 

Dr. Marco reforça que este primeiro documento apresentou a velocidade de colisão e não a velocidade do condutor, "na maioria dos acidentes o condutor reage ao ver o obstáculo ou a vítima, após essa reação, que é uma frenagem, quando ele freou e atingiu o corpo da vítima, ele estava nesta velocidade de 49km/h [...] O laudo diz que a culpa é do motorista e que o sítio de colisão foi na faixa de pedestres". 

Em relação a falta de marcas de frenagem na pista, o Coordenador do DPT Regional afirma que o motivo é a tecnologia do sistema ABS de freios da Mercedes-Benz, veículo que Tharcísio dirigia no momento do acidente. 

Segundo Dr. Marco, foi solicitado ao Perito que fizesse um novo exame complementar para constatar a velocidade do condutor no momento anterior a frenagem, "agora ele já tinha novos dados. Antes não se tinha variação de tempo, nem velocidades definidas". Ele afirma que o Perito fez uma comparação dos dados estabelecidos com as filmagens do dia do acidente.

Neste segundo laudo foi estabelecida a velocidade que Tharcíso estava no momento anterior a frenagem, de aproximadamente 109,87km/h. Velocidade acima da permitida na via. 

Confira na íntegra

Deixe seu comentário para CASO RANITLA: "UM LAUDO COMPLEMENTA O OUTRO" DIZ PERITO E COORDENADOR DO DPT REGIÃO SUL

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!