CASO RELATADO NO PROGRAMA O TABULEIRO LEVA SEAS A ACIONAR ATENDIMENTO MÉDICO PARA HOMEM EM SITUAÇÃO DE RUA

Após abordagem social, paciente foi encaminhado ao Hospital Regional, passou por atendimento vascular e seguirá em tratamento ambulatorial
O relato de um ouvinte durante o programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, nesta sexta-feira (14), mobilizou a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus. O pedido de apoio era para atender um homem em situação de rua, com ferimento na perna, que costuma permanecer em um banco na Avenida Soares Lopes, no centro da cidade.
Após a solicitação, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) realizou atendimento ao homem, identificado como Renaldo da Cruz Oliveira. Segundo a nota enviada pela equipe, a abordagem ocorreu durante a rotina de trabalho, quando foi constatado que ele apresentava edema acentuado nos membros inferiores, coloração escurecida e sinais sugestivos de comprometimento vascular.
O SEAS informou que, após acolhimento e escuta qualificada, foi orientado atendimento médico imediato. Com apoio do SAMU, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional Costa do Cacau, onde passou por exames, curativos e atendimento de uma cirurgiã vascular. O caso não exigiu internação, mas foi prescrito tratamento ambulatorial e solicitado exame Doppler Venoso para direcionar o tratamento de úlcera venosa.
A secretaria informou ainda que Renaldo segue em acompanhamento ambulatorial e que a equipe fará o monitoramento para garantir acesso aos serviços de saúde.
Confira a íntegra da nota do SEAS:
"Durante a abordagem social de rotina, a equipe do SEAS identificou o Sr. Renaldo da Cruz Oliveira, em situação de rua, apresentando edema acentuado em ambos os membros inferiores, com coloração escurecida e sinais sugestivos de comprometimento vascular.
Foi realizado acolhimento e escuta qualificada, sendo prestada orientação sobre a necessidade de atendimento médico imediato. Em conjunto com o SAMU, procedeu-se ao encaminhamento para o Hospital Regional Costa do Cacau.
O Sr. Renaldo deu entrada no hospital às 11h30, sendo atendido inicialmente às 12h30 por médico clínico geral, que indicou avaliação com especialista em cirurgia vascular (angiologista).
No intervalo até a chegada da especialista, foram realizados:
- Exames laboratoriais (hemograma e bioquímica);
- Curativos nos membros inferiores;
- Administração de medicação intravenosa associada à infusão de soro.
Às 16h10, foi atendido pela Dra. Karen Mota, cirurgiã vascular, que, após exame clínico, descartou a necessidade de internação hospitalar imediata. Foi prescrito tratamento ambulatorial, com encaminhamento para o Ambulatório de Cirurgia Vascular e solicitação de exame Doppler Venoso para subsidiar a conduta terapêutica no manejo de úlcera venosa.
O paciente segue em acompanhamento ambulatorial, com agendamento para realização do exame solicitado e continuidade do tratamento. A equipe do SEAS realizará monitoramento e apoio para acesso aos serviços de saúde".
Deixe seu comentário para CASO RELATADO NO PROGRAMA O TABULEIRO LEVA SEAS A ACIONAR ATENDIMENTO MÉDICO PARA HOMEM EM SITUAÇÃO DE RUA