Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CHINA MIRA INVESTIMENTOS NA FIOL E PORTO SUL, REVELA PRESIDENTE DA BAMIN

CHINA MIRA INVESTIMENTOS NA FIOL E PORTO SUL, REVELA PRESIDENTE DA BAMIN
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 29/04/2025 19h52

Corredor ligando Atlântico ao Pacífico atrai estatais chinesas interessadas em ampliar conexões logísticas

O presidente da Bahia Mineração (Bamin), Eduardo Ledsham, confirmou nesta terça-feira (29) que empresas estatais da China demonstraram interesse em investir na finalização da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus. A proposta faz parte de uma estratégia mais ampla dos chineses para viabilizar um corredor bioceânico entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

“Recebemos uma comitiva chinesa há cerca de duas semanas, justamente com o intuito de discutir esse projeto da Bioceânica. Eles se apresentam como uma das possibilidades de parceria para viabilizar a conclusão da Fiol e do Porto Sul, inseridos nessa visão de interligar os dois oceanos”, explicou Ledsham ao Portal A TARDE.

A declaração foi dada durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde o presidente da Bamin atualizou parlamentares e demais participantes sobre o andamento das obras.

A Bamin é a concessionária responsável pela implantação e operação do trecho I da Fiol, que se estende por 537,2 km, conectando Ilhéus a Caetité, e atravessando áreas próximas a cidades como Jequié e Brumado.

A ferrovia está sendo projetada principalmente para o escoamento do minério de ferro extraído no interior baiano, que será exportado pelo futuro Porto Sul. No entanto, o empreendimento também é visto com otimismo por produtores do oeste da Bahia, que esperam um salto em eficiência logística para suas exportações agrícolas.

Deixe seu comentário para CHINA MIRA INVESTIMENTOS NA FIOL E PORTO SUL, REVELA PRESIDENTE DA BAMIN

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!