Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

CODEBA LANÇA LICITAÇÃO PARA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM ÁREAS DO PORTO DE ILHÉUS; VALOR ESTIMADO DO CONTRATO É SIGILOSO

CODEBA LANÇA LICITAÇÃO PARA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM ÁREAS DO PORTO DE ILHÉUS; VALOR ESTIMADO DO CONTRATO É SIGILOSO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 04/09/2025 08h09

A abertura das propostas de preço está agendada para a próxima sexta-feira (5)

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) deu início a um processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na elaboração de projetos básicos, com o objetivo de adequar a infraestrutura e superestrutura de três áreas designadas no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Ilhéus.

Os pontos se referem a Área 2, com 11.185,00 m², a Área 12, com 36.753,69 m², e a Área 13, com 43.490,95 m², todas situadas no Malhado, na cidade de Ilhéus, Bahia.

O valor estimado da contratação é sigiloso, conforme previsto no artigo 34 da Lei Federal nº 13.303/2016. Essa disposição legal regulamenta a confidencialidade do valor em licitações de empresas estatais.

A licitação tem critério de julgamento de técnica e preço e regime de execução por preço global, em modo de disputa fechado e na forma presencial. A sessão pública para a abertura dos envelopes de propostas técnicas e de habilitação ocorreu em 31 de julho de 2025. A abertura das propostas de preço está agendada para a próxima sexta-feira (5).

A Codeba justifica a contratação pela busca de uma empresa com expertise e experiência comprovada em projetos de engenharia para pavimentação de áreas portuárias. Tais projetos devem envolver cálculos estruturais, drenagem, pavimentação (infra e superestrutura), iluminação, combate a incêndio, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e CFTV (Circuito Fechado de Televisão), visando a recepcionar cargas em contêineres, pallets ou granéis.

A necessidade surge da redução da equipe técnica interna da Codeba e da demanda por especialistas experientes para serviços de projeto de engenharia, que busquem as soluções mais eficientes e tecnologicamente avançadas.

Segundo o edital, os projetos básicos devem atender as exigências de um conjunto de elementos necessários e suficientes para caracterizar a obra ou serviço. Isso inclui estudos preliminares, como sondagens geológicas e levantamentos planialtimétricos, desenvolvimento de alternativas de soluções, a escolha da melhor alternativa pela Codeba, o desenvolvimento da alternativa aprovada em nível de projeto básico, e subsídios para o plano de licitação e gestão das futuras obras.

Para a Área 12, há uma recomendação de atenção especial à hidráulica marítima da região de Ilhéus, devido ao fenômeno de assoreamento na praia da Av. Soares Lopes. O estudo visa evitar que o avanço do assoreamento prejudique a solução de pavimentação e os demais projetos. Em contraste, a Área 2 é um terreno continental sem influência desse fenômeno, e a Área 13, embora terreno acrescido de marinha, se encontra consolidada sem maiores impactos de assoreamento.

A empresa contratada será responsável por submeter os projetos a órgãos externos competentes, como a prefeitura de Ilhéus, Embasa, Coelba e o Corpo de Bombeiros, para análise, aprovação e emissão de viabilidade, alvará ou licença, com os custos dessa atividade já inclusos no valor final.

Fonte Bahia Notícias

Deixe seu comentário para CODEBA LANÇA LICITAÇÃO PARA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM ÁREAS DO PORTO DE ILHÉUS; VALOR ESTIMADO DO CONTRATO É SIGILOSO

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!