COMERCIANTES E SINDICATO ENFRENTAM IMPASSE SOBRE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FIM DO ANO EM ILHÉUS

Neste ano de 2023, a véspera de natal (24) será em um domingo, da mesma forma que o reveillon (31) também.
Nesta quinta-feira (4), OTabuleiro recebeu Crismélia Moreira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus e Dione Matos, Assessora Jurídica do Sindicato. Na entrevista, comandada pelo Comunicador Vila Nova, elas falaram sobre um impasse entre o Sindicato e os comerciantes a respeito do horário de funcionamento do comércio no fim de ano.
Neste ano de 2023, a vespéra de natal (24) será em um domingo, da mesma forma que o reveillon (31) também. Ambas as datas são importantes para o comércio, no entanto, Crismélia afirma que é necessário observar também as necessidades do trabalhador, como a segurança e o direito de aproveitar as datas com a família.
A proposta do Sindicato Patronal (Sicomércio) é de que o comércio funcione no domingo no horário das 9h às 17h. Já o Sindicato dos Comerciários defende que funcione das 08h às 15h, "além de favorecer o trabalhador, por conta da comissão, daria tempo do trabalhador pegar o seu transporte, principalmente os moradores dos distritos", destaca Crismélia.
Segundo Dione, a Associação Comercial e a CDL concordam com a proposta de horário do Sindicato dos Comerciários, "é uma jornada extenuante a semana toda, não é só no domingo. Eles trabalham todo dia até às 22h, 23h, e eles ficam sem reclamar. O trabalhador é guerreiro. No dia 26 eles voltam e trabalham no horário normal, não tem folga".
A Assessora afirma que o Sindicato vai pedir a intervenção do Ministério Público do Trabalho e descarta a possibilidade de greve em um primeiro momento.
Ouça a entrevista completa
Deixe seu comentário para COMERCIANTES E SINDICATO ENFRENTAM IMPASSE SOBRE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FIM DO ANO EM ILHÉUS