CPRE: MÉDICO EXPLICA PROCEDIMENTO REALIZADO NO HRCC

CPRE: MÉDICO EXPLICA PROCEDIMENTO REALIZADO NO HRCC
Na manhã desta quarta-feira (13) , o médico cirurgião do aparelho digestivo, Álvaro Albano, explicou no programa O Tabuleiro, Ilhéus FM, sobre o procedimento CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), uma alternativa menos agressiva para doenças do canal biliar, fígado e pâncreas e que foi utilizado pela primeira vez na rede de saúde pública da região sul da Bahia, neste mês, no Hospital Regional Costa do Cacau. Esse procedimento consiste na investigação diagnóstica das vias biliares e segundo o médico é um avanço que beneficia os pacientes da região pois a recuperação é bem mais rápida do que na cirurgia comum.
“ Existia uma demanda alta da região. Muitos pacientes tinham que se deslocar para a capital baiana”, pontuou ele
Albano disse que é possível durante uma CPRE extrair cálculos, executar dilatações do canal com balão ou colocar uma prótese. O médico explicou que todos os pacientes que passarão por CPRE já foram submetidos a outros exames de imagem, como a ecografia abdominal, tomografia computorizada ou ressonância, que ajudam a definir a doença.
Questionado sobre sintomas das doenças do pâncreas ou do canal biliar, o profissional apontou olhos amarelados e urina escura como sinal de alerta mas acrescentou que o ideal é procurar um médico pois este podem ser sintomas de outras doenças infecciosas. Clique aqui e ouça na integra o que disse o médico.
Deixe seu comentário para CPRE: MÉDICO EXPLICA PROCEDIMENTO REALIZADO NO HRCC