DEFESA CIVIL DIVULGA BALANÇO DE OCORRÊNCIAS APÓS DEZ DIAS DE CHUVA EM ILHÉUS

Entre as principais ocorrências, pontos de alagamentos no Centro e mais 22 deslizamentos nas áreas em diversos bairros da cidade
A Prefeitura de Ilhéus divulgou na manhã desta quinta-feira (16) um balanço da chuva que atingiu o município nos últimos 10 dias, registrando um total de 250 milímetros. A Defesa Civil informou que na madrugada do dia 5 para o dia 6 de abril, choveu 82 mm, o que reflete em um nível alto de alerta, com registro de 52 ocorrências. Os dados foram obtidos através do pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o balanço das consequências do temporal, na última sexta-feira (10) foi registrado um total de 85 mm com três ocorrências. Já no sábado (11), 30 mm; no domingo (12), 84 mm com 30 ocorrências e na segunda-feira (13), um total de 25 mm de chuvas. O órgão afirmou que continua em estado de atenção devido à previsão de mais ocorrências em toda a cidade durante o outono, estação que deve ter chuvas acima da média em regiões do Brasil.
Pontos críticos – A Prefeitura atendeu chamadas de 30 pontos críticos cadastrados. Segundo a Defesa Civil, todas as manutenções preventivas foram realizadas com fixação de lonas de proteção. Entre as principais ocorrências, pontos de alagamentos no Centro e mais 22 deslizamentos nas áreas no Teotônio Vilela, Conquista, nos altos da Conquista, Coqueiro, Bela Vista, Nerival, Basílio e Palmares, além do Santo Antônio de Pádua e no Nelson Costa, na zona sul.
A quantidade de água atípica desalojou oito famílias que foram acolhidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). No distrito de Castelo Novo, na zona norte, o nível do mar subiu bastante e as fortes chuvas atingiram algumas famílias ribeirinhas que residiam as margens de um rio. O mesmo aconteceu na Rua do Cominho, na Barra. Oito famílias que residiam a beira rio foram desalojadas, mas a Prefeitura prestou todo o suporte.
Apesar dos danos causados pelas chuvas torrenciais, o prefeito Mário Alexandre ressalta que o temporal comprovou a eficácia dos serviços de desobstrução e recuperação das redes de drenagem pluvial determinados realizados em seu governo. O gestor lembra que “o trabalho transformador eliminou pontos críticos de represamento provocado por aguaceiros em vários locais da cidade, de maneira que o que levava um dia inteiro para escoar, hoje leva minutos”.
Para Átila Docio, secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus, a quantidade de água foi atípica neste período, no entanto, ele destaca a capacidade de drenagem que a cidade possui hoje, o que revela a eficácia nestas horas. “Sabemos que ainda há muito pra fazer, no entanto, desde 2017, por determinação do prefeito Mário Alexandre, a Prefeitura realiza obras nos quatro cantos da cidade para melhorar as condições de drenagem do município”.
Resposta de Antonio Carlos
Oh Prefeito, que serviço de drenagem foi feito, na Tobias Barreto com a Soares Lopes? Continua inundando ruas e as calçadas, impossível de passar. Cartão postal na chegada dos navios, uma vergonha, se precisar eu ajudo nesta empreitada se vierem aqui.k
★ ★ ★ Em 16-04-2020 às 22-40h 3