DR. FRANCOLINO NETO COMPLETARIA 102 ANOS NESTE 10 DE SETEMBRO

Jurista, professor e ex-prefeito de Ilhéus deixou legado marcante na política, na educação e na cultura da cidade
O professor e jurista Francolino Gonçalves de Queiroz Neto, nascido em 10 de setembro de 1923, em Pirangi, hoje município de Itajuípe, completaria 102 anos nesta quarta-feira (10). Sua trajetória marcou a história política, educacional e cultural de Ilhéus.
Francolino Neto exerceu os cargos de Presidente da Câmara Municipal e Prefeito de Ilhéus, além de lecionar em diversos colégios da cidade. Especialista em Direito Penal, foi membro da Associação Internacional de Direito Penal, em Paris, ampliando o reconhecimento de sua carreira para além do Brasil.
Junto ao professor Soane Nazaré de Andrade, foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Ilhéus, considerada o embrião da atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), consolidando um marco para a educação superior no sul da Bahia.
Na Academia de Letras de Ilhéus, ocupou a cadeira número 2, tendo como patrono Afrânio Peixoto. Ele foi o fundador da cadeira, que mais tarde seria ocupada por Cláudio Silveira e atualmente está sob a responsabilidade do professor Sebastião Maciel Costa.
Francolino Neto faleceu em 23 de fevereiro de 2006, deixando uma lacuna na comunidade ilheense. Sua memória permanece viva como exemplo de dedicação à vida pública, ao ensino e à cultura.
Em 2023, por ocasião do seu centenário de nascimento, a Academia de Letras de Ilhéus prestou uma homenagem a Francolino Neto, em solenidade realizada no dia 9 de setembro, tendo como orador o acadêmico Josevandro Nascimento.
Resposta de Jailton Queiroz
Saudades eternas do meu saudoso tio!
★ ★ ★ ★ ★ Em 10-09-2025 às 22-29h 5Resposta de Josevandro
Grande Mestre. Saudades!
★ ★ ★ ★ ★ Em 10-09-2025 às 17-06h 5