Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

EMBASA APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM ILHÉUS

EMBASA APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 20/05/2019 16h43

EMBASA APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM ILHÉUS

As ações da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) para expandir o atendimento dos serviços em Ilhéus foram tema de um encontro entre os engenheiros consultores da concessionária com o prefeito Mário Alexandre, na última sexta-feira (17), no Centro Administrativo.

Foi apresentado um plano de expansão dos serviços de água e esgoto, visando a renovação do contrato por mais 30 anos, da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

O plano multidisciplinar inclui execução do projeto de desobstrução de bueiros, campanhas educativas e plano municipal de drenagem pluvial, além da reestruturação da estação elevatória da Avenida Soares Lopes, no centro.

Segundo os engenheiros, dos 366 municípios que integram a área de atuação da Embasa na Bahia, 287 já assinaram convênios de cooperação com o Estado. A comitiva ressaltou que a expansão da cobertura dos serviços prestados está em acordo com termos do plano municipal de saneamento básico.

“Ilhéus tem cobertura de 48% da rede de esgoto e 80% deste esgoto é recolhido e tratado. O programa nos ajuda a viabilizar os investimentos na expansão da cobertura do atendimento e na melhoria da prestação dos serviços de água e esgoto e, principalmente, facilitam a obtenção de recursos junto aos agentes financiadores públicos e internacionais, pois estão inseridos no contexto da cooperação entre entes federados previstas em lei”, explicou o prefeito Mário Alexandre.

PMSB – De acordo com a Lei Nacional de Saneamento, os municípios detêm a titularidade dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, cabendo-lhes decidir a quem será entregue a concessão para operá-los.

Em 2018, a empresa realizou 98% dos serviços de abastecimento de água, enquanto que 57% de esgotamento sanitário. No mesmo ano, a concessionária atendeu 61.141 imóveis com abastecimento de água na área urbana e cerca de 34.924 imóveis com os serviços de esgotamento sanitário.

Presentes no encontro, os secretários municipais, Átila Docio (Infraestrutura), Hermano Fahning (Serviços Urbanos), Hélio Ricardo (Comunicação), Bruno Miranda (Planejamento e Desenvolvimento Sustentável) e Mauro Alves (Governo), além do procurador-geral do Município, Jefferson Domingues.  

Deixe seu comentário para EMBASA APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!