Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ESCRITORA BAIANA CONCORRE AO PRÊMIO JABUTI 2025 COM LIVRO INFANTIL SOBRE DESENHO E EMOÇÕES

ESCRITORA BAIANA CONCORRE AO PRÊMIO JABUTI 2025 COM LIVRO INFANTIL SOBRE DESENHO E EMOÇÕES
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 26/06/2025 16h31

A obra propõe uma reflexão delicada e afetuosa sobre as etapas do desenho infantil e a importância de valorizar cada traço feito pelas crianças

O livro “Quer desenhar comigo?”, da escritora baiana Ionã Scarante, está entre os concorrentes ao Prêmio Jabuti 2025, na categoria infantil. Publicada pela Editora Mente Aberta, em 2024, a obra propõe uma reflexão delicada e afetuosa sobre as etapas do desenho infantil e a importância de valorizar cada traço feito pelas crianças.

Inspirada no cotidiano com seus filhos, Maria Flor e Henrique, a autora – que também é professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal Baiano (campus Valença) – reuniu ilustrações feitas por eles e as integrou ao trabalho visual da artista Débora Ayane Caitano. O resultado é um convite lúdico para que adultos e crianças compartilhem o momento do desenho como uma forma de conexão emocional.

Com prefácio da também escritora baiana Emília Nuñez, vencedora do Jabuti em 2023 com o livro Doçura, “Quer desenhar comigo?” já foi apresentado em eventos literários e escolas. Para Nuñez, a obra de Ionã é “um livro cheio de afeto e que nos mostra que a alegria e a espontaneidade da infância transformam uma simples folha de papel (e as nossas vidas) em algo mágico”.

A expectativa é que a publicação alcance lares e salas de aula em todo o país, levando a mensagem de que ler para uma criança, ou com ela, é um ato de amor.

Ionã Scarante é natural de Nazaré, no Recôncavo Baiano, doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora do IF Baiano – campus Valença. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (GLICAM/IF Baiano) e os coletivos Confraria Poética Feminina e Confraria de Autoras Baianas de Literatura Infantojuvenil (Confralib). É organizadora da Revista de Literaturas do Baixo Sul da Bahia: Poéticas da Terra e autora de livros como Pássaro-nuvem (2023), Anjo de Barro (2022) e Quer desenhar comigo? (2024). Membro da Academia de Letras do Recôncavo da Bahia, ocupa a cadeira de número 21.

Deixe seu comentário para ESCRITORA BAIANA CONCORRE AO PRÊMIO JABUTI 2025 COM LIVRO INFANTIL SOBRE DESENHO E EMOÇÕES

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!