Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA SBPC

ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA SBPC
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 29/07/2019 12h42

ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA SBPC

O estudante Maicon Douglas dos Santos, 17, do 3º ano no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, conquistou o 1º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, na I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que integrou a programação da 71ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu até sábado (27), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS). A conquista foi pelo projeto “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, que alia tecnologia e astronomia.

A SBPC é considerada o principal evento na área de pesquisa acadêmica do país, no qual são apresentados trabalhos e debates realizados por professores, estudantes e cientistas de todo o Brasil. O jogo desenvolvido por Maicon Douglas, no âmbito Projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado, teve o objetivo de inserir no contexto escolar uma ferramenta didático-lúdica que abordasse a Astronomia como um tema transversal por meio de seus conceitos e os da Física. Além disso, conteúdos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são destacados por meio de quiz (jogo de perguntas e respostas), para auxiliar os estudantes que farão a prova.

Maicon falou sobre o significado da premiação. “Eu estou muito feliz, não só pelo prêmio, mas por um conjunto de coisas que me aconteceram, como apresentar meu trabalho na SBPC, trocar experiências com outras pessoas e mostrar o valor da escola pública. Agora, sinto-me no dever de levar aos meus colegas um incentivo e a motivação de que nós podemos ir mais além”, afirmou no clima de comemoração.

 

O jogo premiado foi criado com o software Game Maker Studio. Nele, o participante joga em interfaces que ilustram, de forma 2D e 3D, o Sistema Solar, facilitando o entendimento das relações entre seus astros, da sua fragmentação e da sua movimentação. O jogador explora os planetas por meio de espaçonaves que podem ser melhoradas com a obtenção da moeda Astrocoim e que são recebidas como recompensa pelos acertos nas respostas do quiz presente no jogo.

 

O professor e orientador Jorge Lucio dos Santos também destacou a importância do projeto e do evento. “Com este jogo, outros estudantes poderão se preparar melhor para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) através do acesso por computador ou celular com sistema Android. Estou muito contente por esta conquista e pela oportunidade do meu aluno poder ter contato com outros jovens que desenvolvem pesquisas de alto nível, e com o reconhecimento internacional”, comentou.

 Visibilidade e reconhecimento - Esta não é a primeira vez que o projeto ganha destaque em feiras científicas de nível nacional. O jogo já foi apresentado no Encontro de Jovens Cientistas da Bahia (CJC), que aconteceu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2018, no qual conquistou o 2º lugar na modalidade jogos e rendeu uma credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e, também, da SBPC. O projeto também conquistou este ano o 2º lugar em competição de jogos digitais no Simpósio de Jogos Eletrônicos em Educação (SJEEC), sendo o único estudante da Educação Básica participante. Já na Expo Nacional MILSET Brasil 2019, realizado em Fortaleza, o projeto ganhou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, no qual recebeu credencial para participar da MILSET AMLAT, que será realizada na Argentina, em 2020.

Deixe seu comentário para ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NA SBPC

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!