EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS
Maria Amélia foi casada por décadas com Antônio Olímpio Rehem da Silva, figura histórica na política ilheense.
Morreu na noite desta quinta-feira, 18, por volta das 21h30, a ex-primeira-dama de Ilhéus, Maria Amélia Rhem da Silva, aos 81 anos. Viúva do ex-prefeito Antônio Olímpio, que faleceu em julho de 2023, ela residia no bairro do Pontal, zona sul da cidade, onde ocorreu o falecimento.
O filho da falecida, o advogado e candidato a desembargador Marcos Flávio Rhem, soube da notícia enquanto estava em Salvador e seguiu imediatamente para Ilhéus. A perda ocorre em um momento de destaque na carreira do filho, que integra a lista tríplice para uma vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA).

Informações sobre o Velório
O corpo de Maria Amélia será velado a partir das 7h30, desta sexta-feira, 19, no SAF do bairro da Conquista. O sepultamento está programado para o mesmo dia às 15h, no Cemitério da Vitória.
Família e Trajetória Política
Maria Amélia foi casada por décadas com Antônio Olímpio Rehem da Silva, figura histórica na política ilheense. Ele governou a cidade em dois períodos: de 1977 a 1982 e de 1993 a 1996. Seu governo, chamado de "Governo da Renovação", foi marcado por obras como a urbanização do Malhado e a construção da Central de Abastecimento Antônio Olímpio da Silva, batizada em homenagem ao pai do ex-prefeito.
Além de prefeito, Antônio Olímpio foi deputado estadual (1983-1987) e serviu como secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da Fundação Maramata. Ele faleceu em 26 de julho de 2023, aos 91 anos. O casal deixa dois filhos: Marcos Flávio e Luciano Olimpio Rhem.
A Candidatura de Marcos Flávio ao TRT
A morte da ex-primeira-dama acontece em um período de expectativa para a família. Seu filho, Marcos Flávio Rhem, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Ilhéus, é um dos três finalistas na escolha para uma vaga de desembargador no TRT-BA pelo Quinto Constitucional.
A vaga é destinada a representantes da advocacia. A OAB-BA enviou uma lista sêxtupla ao tribunal em outubro. Em novembro, os desembargadores do TRT5 elegeram uma lista tríplice, composta por Christiane Gurgel, Mirela Possídio e Marcos Flávio Rhem.
A lista foi encaminhada ao Presidente da República, que tem a responsabilidade de escolher e nomear o novo desembargador. Marcos Flávio recebeu 15 votos na sessão do Tribunal Pleno que definiu a lista tríplice.
Deixe seu comentário para EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS