Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 19/12/2025 05h53

Maria Amélia foi casada por décadas com Antônio Olímpio Rehem da Silva, figura histórica na política ilheense.

Morreu na noite desta quinta-feira, 18, por volta das 21h30, a ex-primeira-dama de Ilhéus, Maria Amélia Rhem da Silva, aos 81 anos. Viúva do ex-prefeito Antônio Olímpio, que faleceu em julho de 2023, ela residia no bairro do Pontal, zona sul da cidade, onde ocorreu o falecimento.

O filho da falecida, o advogado e candidato a desembargador Marcos Flávio Rhem, soube da notícia enquanto estava em Salvador e seguiu imediatamente para Ilhéus. A perda ocorre em um momento de destaque na carreira do filho, que integra a lista tríplice para uma vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA).

EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS

Informações sobre o Velório

O corpo de Maria Amélia será velado a partir das 7h30, desta sexta-feira, 19, no SAF do bairro da Conquista. O sepultamento está programado para o mesmo dia às 15h, no Cemitério da Vitória.

Família e Trajetória Política

Maria Amélia foi casada por décadas com Antônio Olímpio Rehem da Silva, figura histórica na política ilheense. Ele governou a cidade em dois períodos: de 1977 a 1982 e de 1993 a 1996. Seu governo, chamado de "Governo da Renovação", foi marcado por obras como a urbanização do Malhado e a construção da Central de Abastecimento Antônio Olímpio da Silva, batizada em homenagem ao pai do ex-prefeito.

Além de prefeito, Antônio Olímpio foi deputado estadual (1983-1987) e serviu como secretário municipal de Meio Ambiente e presidente da Fundação Maramata. Ele faleceu em 26 de julho de 2023, aos 91 anos. O casal deixa dois filhos: Marcos Flávio e Luciano Olimpio Rhem.

A Candidatura de Marcos Flávio ao TRT

A morte da ex-primeira-dama acontece em um período de expectativa para a família. Seu filho, Marcos Flávio Rhem, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Ilhéus, é um dos três finalistas na escolha para uma vaga de desembargador no TRT-BA pelo Quinto Constitucional.

A vaga é destinada a representantes da advocacia. A OAB-BA enviou uma lista sêxtupla ao tribunal em outubro. Em novembro, os desembargadores do TRT5 elegeram uma lista tríplice, composta por Christiane Gurgel, Mirela Possídio e Marcos Flávio Rhem.
A lista foi encaminhada ao Presidente da República, que tem a responsabilidade de escolher e nomear o novo desembargador. Marcos Flávio recebeu 15 votos na sessão do Tribunal Pleno que definiu a lista tríplice.

Deixe seu comentário para EX-PRIMEIRA-DAMA DE ILHÉUS, MARIA AMÉLIA, MORRE AOS 91 ANOS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!