Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

FILHAS DE ÉQUIO REIS ABREM SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS 30 ANOS DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

FILHAS DE ÉQUIO REIS ABREM SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS 30 ANOS DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 01/08/2025 13h38

Projeto “O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos” estreia nesta segunda (4), com Andréa Reis e Isabel Reis, filhas do fundador da companhia

As memórias de Équio Reis, fundador do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), abrem o projeto comemorativo “O fio da cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos”, que estreia nesta segunda-feira, 4 de agosto, às 19h, em transmissão ao vivo pelas redes sociais do grupo. As primeiras convidadas são Andréa Reis e Isabel Reis, filhas do dramaturgo, ator e idealizador do TPI, que compartilharão vivências no episódio “Équio Reis – um homem das artes”, com mediação de Romualdo Lisboa.

FILHAS DE ÉQUIO REIS ABREM SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS 30 ANOS DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

O projeto marca o início das celebrações de três décadas de um dos grupos teatrais mais importantes da Bahia. Os encontros virtuais acontecerão todas as segundas-feiras, sempre às 19h, até dezembro, reunindo artistas, pesquisadores e personalidades que participaram da história do grupo ou foram marcados por sua atuação.

“A ideia é criar um banco de memórias, um inventário da história do Teatro Popular de Ilhéus. Serão muitos relatos de pessoas que viveram experiências fundamentais na companhia e que trazem histórias que não podem cair no esquecimento”, explica Romualdo Lisboa, dramaturgo e diretor do TPI, que será o mediador de todos os bate-papos.

Além de Andréa e Isabel, o mês de agosto terá episódios sobre os primeiros passos do grupo em Ilhéus e os experimentos que deram origem à sua estética própria, com a participação de nomes fundamentais da cena ilheense e baiana.

Sobre as primeiras convidadas - Andréa Campos Reis é formada em Direito pela UFBA, com mestrado em Regulação da Indústria da Energia, e atua como corregedora na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. Filha de Équio Reis, ela acompanha de perto o legado do pai.

Isabel Noemi Campos Reis é professora do curso de Pedagogia da UEMG, doutora em Ciência da Literatura (UFRJ) e pós-doutora em Artes (UERJ), com formação em Artes Cênicas pela UFBA. Coordena o Programa Brinquedoteca da UEMG/Passos e desenvolve pesquisas sobre infância, arte e educação.

Fundado em agosto de 1995 por Équio Reis, ao lado de artistas como Tânia Barbosa, Tereza Damásio, Franklin Costa, Val Kakau, Adelson Costa e Romualdo Lisboa, o TPI se consolidou como um dos principais grupos teatrais do país, com mais de 40 espetáculos montados e circulação em festivais nacionais e internacionais.

Mais do que um grupo de teatro, o TPI é um centro de produção cultural que atua também como editora, formador de públicos e agente de transformação social. Seu trabalho dialoga com o território, a memória e os saberes populares, e sua estética é marcada pelo engajamento político e artístico.

Com esse novo projeto, o grupo reafirma seu compromisso com a preservação da memória cultural, convidando o público a revisitar sua história por meio de depoimentos inéditos e emocionantes.

Acompanhe ao vivo - Os episódios de “O fio da cena” serão exibidos gratuitamente nas redes sociais do TPI, sempre às segundas-feiras, às 19h. Uma oportunidade imperdível para quem acompanha o teatro baiano e valoriza a força da arte como motor de transformação.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

Programação de agosto:

04/08 – Équio Reis – um homem das artes

Convidadas: Andréa Reis e Isabel Reis

11/08 – A chegada de Équio Reis em Ilhéus – Do Auto do Centenário à Carta Cultural de Ilhéus

Convidados: Valério Magalhães e Elson Rosário

18/08 – Primeiro ato: como nasceu o Teatro Popular de Ilhéus

Convidados: Tânia Barbosa, Tereza Damásio, Vau Kakau, Franklin Costa, Adelson Costa e Romualdo Lisboa

25/08 – Segundo ato: experimentos iniciais do Teatro Popular de Ilhéus

Com os mesmos convidados do encontro anterior

Mais informações:

Instagram: @teatropopulardeilheus

YouTube: Teatro Popular de Ilhéus

Site: www.teatropopulardeilheus.com.br

Foro: Othon Bastos, Équio Reis e Carlos Petrovich 

Deixe seu comentário para FILHAS DE ÉQUIO REIS ABREM SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS 30 ANOS DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!