GOVERNADOR E MINISTRO ANUNCIAM QUE RETOMADA DA FIOL E PORTO SUL ESTÁ PRÓXIMA
A afirmação foi feita neste sábado (25), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o 1º Congresso Foco no Municipalismo
A retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) e do Porto Sul, projetos há muito aguardados no sul da Bahia, parece estar em sua reta final. A afirmação foi feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o 1º Congresso Foco no Municipalismo, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), em Itacaré, neste sábado (25). O governador Jerônimo Rodrigues, que também participou do evento, reforçou o empenho do presidente Lula na busca por uma solução.
O clima de otimismo foi marcado por um gesto concreto: o governador Jerônimo recebeu das mãos do vereador de Ilhéus, Gurita (PSD), presidente do comitê em defesa do Porto Sul, representando a Câmara Municipal da cidade. O documento solicita urgência na retomada das obras, consideradas vitais para gerar emprego, receita e transformar a economia da região.
Empenho federal e negociação privada
Jerônimo Rodrigues afirmou que mantém diálogo constante com o ministro Rui Costa e que o presidente Lula está pessoalmente envolvido na resolução do impasse. “O presidente Lula está trabalhando dia e noite para que as obras sejam retomadas por intermédio de negociações com novos grupos empresariais”, declarou o governador.
Em seu discurso, o ministro Rui Costa detalhou o estágio atual das tratativas, explicando que se trata de uma complexa negociação entre grupos privados, com o governo atuando como facilitador.
"Estamos entrando numa reta final. Eu prefiro anunciar quando tiver… Eles próprios vão anunciar. Não sou eu quem vou anunciar, então é uma negociação privada”, disse Costa. “Nós estamos estimulando, estamos acompanhando, promovendo encontros entre privados para que eles encontrem a solução e aquilo que é da parte pública buscando facilitar ao máximo.”
Previsão de anúncio iminente
Apesar da discrição sobre os detalhes, o ministro fez uma previsão otimista e com prazo curto. “Acho que nos próximos dias nós teremos excelentes notícias e teremos um novo arranjo empresarial para retomar a… eu diria, quem sabe ainda esse ano, a obra da ferrovia e planejar o início da construção do porto.”
Impacto regional e nacional
Rui Costa lembrou que o projeto vai muito além de um porto ou uma ferrovia, mas se trata de uma plataforma logística estratégica. “Porque essa plataforma logística com certeza terá um impacto grande, não só em Ilhéus e Itabuna, mas em todo o Baixo Sul e Sul da Bahia. Ela será uma plataforma de exportação e, portanto, vai viabilizar a conexão com o Centro-Oeste do país com todas as cargas, não só de grãos”, explicou, destacando a integração produtiva que o empreendimento deve proporcionar.
Além do vereador Gurita, estiveram presentes no evento os vereadores Nerival, Rúbia Carvalho e Adilson José, demonstrando a união das lideranças municipais em torno da concretização destas obras. A expectativa agora é pela confirmação do anúncio do novo consórcio empresarial, que deve colocar fim a anos de espera e dar início a uma nova fase de desenvolvimento para a região.
Fonte Agravo
Deixe seu comentário para GOVERNADOR E MINISTRO ANUNCIAM QUE RETOMADA DA FIOL E PORTO SUL ESTÁ PRÓXIMA