Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

HOMEM É FLAGRADO TENTANDO FURTAR CABOS DE ENERGIA DA PONTE JORGE AMADO EM ILHÉUS

HOMEM É FLAGRADO TENTANDO FURTAR CABOS DE ENERGIA DA PONTE JORGE AMADO EM ILHÉUS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 27/11/2024 14h30

Crime reflete aumento de ocorrências relacionadas ao mercado ilegal de cobre, afetando iluminação pública e turismo na cidade

Um homem foi flagrado na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, tentando furtar cabos de energia da ponte Jorge Amado, em Ilhéus. Nas imagens é possível ver o homem, que parece estar em situação de rua, discutindo com o autor do vídeo por conta da gravação.

Nos últimos meses, os furtos de cabos e fios têm se tornado um problema recorrente em Ilhéus, especialmente na Ponte Jorge Amado, um dos cartões-postais da cidade. Este crime compromete a iluminação pública e afeta tanto a segurança de pedestres e motoristas quanto o aspecto turístico da ponte. 

Os furtos são frequentemente associados ao mercado ilegal de cobre, que incentiva ações desse tipo em várias cidades.

A gestão municipal informou que, embora a ponte esteja sob jurisdição estadual, medidas paliativas vêm sendo tomadas para mitigar os prejuízos. No entanto, há a necessidade de ações conjuntas entre estado e município para garantir a proteção efetiva da estrutura e coibir novos furtos.

Os furtos de cabos e fios de energia são uma questão grave que afeta Ilhéus e outras regiões da Bahia. Em 2024, a Neoenergia Coelba registrou cerca de 643 ocorrências de roubo de cabos em nove meses, o que prejudicou aproximadamente 8.000 pessoas. Esses crimes causam interrupções no fornecimento de energia, geram custos elevados para substituição dos materiais e representam um risco significativo de acidentes, especialmente em áreas residenciais ou movimentadas.

Embora tenha havido uma redução de 17% nas ocorrências e de 60% no número de pessoas afetadas em relação ao ano anterior, o problema persiste como um dos maiores desafios para a distribuição de energia no estado. A Coelba informou que tem investido em tecnologias de monitoramento e estabelecido parcerias com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia para combater o problema, incluindo operações específicas para punir receptadores de materiais furtados.

Deixe seu comentário para HOMEM É FLAGRADO TENTANDO FURTAR CABOS DE ENERGIA DA PONTE JORGE AMADO EM ILHÉUS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!