HOMENAGENS SE FAZEM EM VIDA: O LEGADO DE RAYMUNDO VELOSO E A IMPORTÂNCIA DE VOTAR EM QUEM CONHECE ILHÉUS
Thiago Viana Borges
Aos 88 anos, lúcido, sereno e com uma memória impressionante, o advogado, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso carrega consigo algo raro na política ilheense: um legado.
Veloso foi vereador por três mandatos em Ilhéus e, no último deles, tornou-se o mais votado da história política do município até então. Sua campanha tomou conta das ruas da cidade, marcada pelo famoso jingle “É 1...2...2...2...2, Raymundo Veloso de novo, na consciência do povo”, em uma eleição histórica que também consagrou a vitória do então prefeito Valderico Reis.
Como o vereador mais votado da cidade, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ilhéus, conduzindo o Legislativo sob o lema “Competência e Honestidade”. Seu gabinete tinha portas abertas para a população, algo cada vez mais raro na política contemporânea.
Mais tarde, chegou à Câmara Federal como deputado, realizando um mandato que recolocou Ilhéus no mapa das grandes conquistas e do desenvolvimento regional.
Em apenas um mandato parlamentar, ajudou a viabilizar importantes realizações para a cidade, como a implantação do IFBA (antigo CEFET), a criação de uma nova agência do Banco do Brasil — a Agência Gabriela —, o Fórum Eleitoral da Avenida Esperança, a TV e Rádio UESC, além da regulamentação de ONGs para acesso a verbas federais e importantes emendas parlamentares destinadas não apenas a Ilhéus, mas também a diversos municípios vizinhos.
Também teve atuação decisiva na ampliação do programa Luz para Todos, beneficiando distritos da zona rural, além do início da pavimentação da rodovia Ilhéus/Buerarema — intervenção que, até hoje, continua sendo a única obra significativa executada naquele trecho.
Em um dos momentos mais delicados da história recente da cidade, quando o Aeroporto Jorge Amado corria sério risco de fechamento e era apontado nacionalmente como um dos aeroportos mais perigosos do país, Veloso trouxe pessoalmente o então ministro da Defesa Nelson Jobim para uma vistoria técnica que contribuiu decisivamente para a manutenção do funcionamento do terminal e para investimentos em melhorias estruturais.
Fez o mesmo em defesa do Hospital São José, atuando para evitar o agravamento de uma crise financeira que ameaçava a continuidade dos atendimentos hospitalares.
Na Câmara dos Deputados, integrou importantes comissões, entre elas a de Direitos Humanos e Minorias, além das comissões ligadas à Agricultura e à Constituição e Justiça. Em um feito inédito para a região, trouxe em duas ocasiões audiências itinerantes da Câmara Federal para Ilhéus, debatendo temas fundamentais para o sul da Bahia, entre eles a crise da lavoura cacaueira e o perdão das dívidas dos cacauicultores.
E talvez seja justamente aí que mora a reflexão mais importante.
Em tempos eleitorais, Ilhéus precisa voltar a valorizar representantes que conheçam de perto os problemas, as necessidades e as prioridades desta cidade. Pessoas comprometidas com sua realidade e com seu povo — e não figuras que surgem apenas em períodos de eleição movidas por interesses passageiros.
Não se trata de atacar nomes ou partidos. Trata-se de consciência política.
Toda eleição oferece ao cidadão uma escolha simples: optar entre discursos prontos ou trabalho comprovado. Entre candidatos que aparecem em época eleitoral e aqueles que deixam marcas concretas na história do município. E também é dever do eleitor lembrar daqueles que já tiveram oportunidades, ocuparam cargos públicos e, mesmo assim, pouco ou nada entregaram à cidade.
Homenagens precisam ser feitas em vida.
Ilhéus tem o dever moral de reconhecer homens públicos que ajudaram a construir sua história com seriedade, competência, honestidade e compromisso com o interesse coletivo.
A Raymundo Veloso, deixo aqui minha admiração, meu respeito e minha eterna gratidão.
Ilhéus reconhece sua luta.
Resposta de Carla de Jesus
Veloso precisa ser lembrado e reconhecido e o povo ilheense precisa voltar a ter orgulho de votar em ilheense.
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 18-41h 5Resposta de Thiago Vianna Borges
Amigo Vila, obrigado por publicar minha matéria, é o mínimo que faço à essa figura de grande relevância ao nosso município! Forte abraço, ????
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 17-17h 5Resposta de Ana paula
Homem íntegro de carácter. Trabalhei para ele e não me arrependo. Um homem de família,ser humano de um coração bom. O senhor merece toda homenagem.
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 16-00h 5Resposta de Francisco Mariano
Veloso é o único político que conheço que saiu da política sem enriquecer. mora numa casa simples, num bairro periférico e tem uma vida humilde. Fico feliz em ler esse artigo e me somo as homenagens em reconhecer o trabalho de homens públicos ilheenses de bem. Ilheus precisa resgatar a sua presença na política nacional e voltar a eleger ilheenses e não forasteiros que só aparecem para roubar os nossos votos. E mais uma vez concordo que homenagens precisam ser feitas em vida. E vida longa ao grande Veloso ????????
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 14-20h 5Resposta de Damasceno
Parabéns pelo reconhecimento do legado do nosso irmã, amigo e parceiro em todos os momentos Raymundo Veloso. Tive a honra de ser Assessor parlamentar e conviver diariamente com um ser humano, amigo e irmão. Deixo aqui meu respeito, admiração e abraço fraterno.
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 14-13h 5Resposta de Jota carlos
BOM DIA MEU ILUSTRE AMIGO VELOSO REALMENTE VERIDICA SUA TESE VOCE NAO CONHECE O CANDIDATO E AINDA POR CIMA INDICADO POR UM EX.PREFEITO QUE NUNCA FEZ NADA PELA CIDADE DESTRUIU TUDO PARABENS VELOSO UM FORTE ABRACO
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2026 às 11-49h 5