Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU AMPLIA CIRURGIAS CARDÍACAS DE ALTA COMPLEXIDADE

HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU AMPLIA CIRURGIAS CARDÍACAS DE ALTA COMPLEXIDADE
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 21/01/2020 15h25

O HRCC JÁ REALIZOU MAIS DE 50 PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS CARDÍACOS DE ALTA COMPLEXIDADE

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, já realizou mais de 50 procedimentos cirúrgicos cardíacos de alta complexidade, em um período de 11 meses. Entre março 2019 e janeiro 2020 foram implantados 38 marcapassos, e de agosto do ano passado até agora são 22 cirurgias cardíacas, sendo troca valvares e revascularização miocárdica (ponte de safena).

Pacientes com quadro clínico de angina ou infarto agudo do miocárdio, geralmente chegam ao hospital, pelo setor de Emergência, são submetidos ao cateterismo e posteriormente, com o resultado dessa intervenção, a equipe médica discute o caso, constatada a necessidade, direciona o enfermo para angioplastia, tratamento clínico ou revascularização do miocárdio.

A unidade hospitalar também atende pacientes encaminhados por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) ou Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM). A equipe de cirurgia cardíaca do HRCC conta com dois médicos cirurgiões cardíacos, Décio Cardoso e Vinícius Augusto, anestesia sob coordenação do médico anestesista Levi Ramos e um perfusionista, Geraldo Ruas.

Além desses profissionais, o hospital dispõe também de uma equipe de cardiologia clínica, com os médicos cardiologistas Ademir Medeiros, Beatriz Setenta, Carolina Santana, Marisa Bastos e Milena Cristina Vieira.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, a unidade conta com estrutura de ponta, similar a dos grandes centros da capital e São Paulo, com equipe experiente e capacitada.

O diretor assistencial afirmou que os óbitos no hospital, em decorrência de cirurgias cardíacas, é bem menor do que a média no país. "A mortalidade geral nacional destas cirurgias, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia está em 8,3 %, aqui no HRCC 4,5 %, 1 óbito. Nossa perspectiva é ampliar o número de cirurgias para 12 ao mês, contribuindo para redução das filas e reestabelecer a saúde física e laboral dos pacientes", assegurou.

O paciente Leonardo Silva Santos, de 36 anos, morador de Ibirataia, submetido a uma revascularização no miocárdio, veio regulado pelo sistema de saúde e gostou da recepção no HRCC. "Fui atendido em minha cidade, depois fui para o hospital em Ipiaú e de lá vim pela regulação aqui para o Costa do Cacau, fiz a cirurgia aqui e estou evoluindo bem, estou me sentindo melhor, tive um tratamento muito bom aqui", disse.

O presidente do instituto que faz a gestão da unidade garante que o Governo da Bahia tem uma atenção especial com a Saúde. "Os investimentos do Governo da Bahia na área da Saúde estão sendo intensificados a cada dia, e é notório os avanços no Hospital Regional Costa do Cacau.

 

Deixe seu comentário para HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU AMPLIA CIRURGIAS CARDÍACAS DE ALTA COMPLEXIDADE

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!