Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU FAZ CIRURGIAS REPARADORAS QUE AGILIZAM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU FAZ CIRURGIAS REPARADORAS QUE AGILIZAM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 25/10/2019 14h38

HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU FAZ CIRURGIAS REPARADORAS QUE AGILIZAM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, incorporou aos seus serviços, há quatro meses, cirurgias reparadoras que agilizam o processo de cicatrização de feridas. A unidade, única da rede de saúde do interior da Bahia a realizar esse tipo procedimento, atende pacientes do SUS, com ferimentos complexos para serem fechados.

O cirurgião plástico do HRCC, Leonardo Albuquerque, explica sobre o trabalho realizado no hospital, onde o paciente que teve trauma nos membros, necrose de tecido, perdeu parte da pele de alguma região, tem ferida grande aberta, precisa que sejam realizados enxertos e retalhos para fechar essas feridas.

"Nós temos avaliado pacientes com feridas por pressão (úlceras, escaras), também sequelas de traumatismo, fatura nos membros, fratura exposta que podem ter perda de cobertura de pele, ficando uma grande área exposta de musculatura ou de osso", complementou Leonardo.

O HRCC realiza em média uma a duas cirurgias reparadoras por semana. Cerca de 16 pacientes com feridas complexas foram operados nesses últimos quatro meses. O hospital tem estrutura adequada, ainda conta com equipamentos como o dermátomo (que retira a pele que será enxertada) e o expansor (amplia a pele retirada para cobrir maiores áreas do corpo).

Leonardo Albuquerque relata que a cirurgia reparadora traz benefícios para os pacientes. "Uma ferida muita extensa demora meses para cicatrizar sozinha, limitando o paciente e com chances de desenvolver outras patologias, risco de infecção. Então, tratando cirurgicamente essas feridas a gente antecipa o processo de reabilitação, restabelecendo a mobilidade e devolvendo a vida normal ao paciente. Isso quer dizer economia de tempo para o paciente e retorno mais rápido às atividades funcionais dele", enfatizou.

Elissandro Macário dos Santos, morador de Seabra, passou por um enxerto de pele, realizado pela equipe do HRCC, para agilizar a cicatrização de uma ferida. Silerne Pereira dos Santos, irmã do paciente, declarou que "a recuperação dele está boa, o atendimento está ótimo, tudo certinho, graças a Deus".

Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, disse que "o hospital segue a linha de cuidados e a meta de manter um atendimento humanizado, agregando tecnologia avançada aos serviços da média e alta complexidade da região, se tornando a cada dia referência, seguindo as diretrizes determinadas pelo governo do estado da Bahia, do governador Rui Costa e Sesab, através do secretário Fábio Vilas-Boas".

O diretor assistencial relatou que o serviço de cirurgia plástica e reparadora do HRCC trabalha no resgate da funcionalidade e a anatomia dos órgãos, atuando de maneira significativa no emocional dos pacientes e dos familiares. "Esse serviço hoje que conta com uma equipe multidisciplinar especializada avança todos os dias em tratamentos especializados, em breve se tornará referência para doenças de alta complexidade não só para região, mas para toda a Bahia", declarou Almir Gonçalves.

 

Deixe seu comentário para HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU FAZ CIRURGIAS REPARADORAS QUE AGILIZAM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!