Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

HOSPITAL REGIONAL DA COSTA DO CACAU REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DO SETEMBRO VERDE

HOSPITAL REGIONAL DA COSTA DO CACAU REFORÇA A IMPORTÂNCIA  DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DO SETEMBRO VERDE
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 01/10/2019 20h10

HOSPITAL REGIONAL DA COSTA DO CACAU REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DO SETEMBRO VERDE

Durante a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, diversos acompanhantes e familiares de pacientes receberam informações e esclarecimentos sobre o procedimento, que ainda enfrenta muitos tabus na sociedade.
Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC destacou a importância da campanha e a continuidade da sensibilização sobre a doação de órgãos. “ Os colaboradores do hospital intensificaram as ações sobre a doação de órgãos no Setembro Verde com a realização de palestras, orientações, panfletando, oferecendo aulas, com a adesão de outras instituições regionais para equipe, pacientes e familiares sobre esse tema tão importante, que modifica a vida. Apesar desse mês ser o símbolo dessa marca, essas atividades terão continuidade durante todos os meses do ano”, afirmou Almir Gonçalves.
Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) revelou que “a maioria das pessoas não tinha ideia o que era a doação, quem poderia e como ser um doador, conseguimos quebrar estigmas e sensibilizar que a doação de órgãos é um importante gesto de amor e que ajuda a continuidade de vida em outros pacientes”.
Toda equipe do HRCC esteve engajada na campanha, diversas atividades foram realizadas, como a exibição de videoaulas nas horas de visitas, apresentação de banner informativos com explicações sobre o tema. As parcerias também reforçaram as ações da campanha.
O SARAHDO, da Secretaria de Educação da Bahia, modalidade de ensino para pacientes, usou a abordagem para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos. A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e CIHDOTT de Itabuna realizaram palestras.
A OPO Sul do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães de Itabuna atuou em conjunto com o HRCC, com paradas próximas as lombadas, da BR 101, para entrega de panfletos explicativos. As enfermeiras Patrícia Betyar e Cristiane Abreu da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizaram palestra.
No último dia 28 de maio, o CIHDOTT – HRCC realizou a captação de múltiplos órgãos (coração, dois rins, fígado e córnea). Além disso, em 2019, a unidade captou, até setembro, 24 córneas.

Deixe seu comentário para HOSPITAL REGIONAL DA COSTA DO CACAU REFORÇA A IMPORTÂNCIA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DO SETEMBRO VERDE

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!