HRCC CONQUISTA HABILITAÇÃO PARA ALTA COMPLEXIDADE EM CARDIOVASCULAR PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE
A portaria garante que o HRCC passe a contar com recursos federais permanentes para o financiamento de procedimentos cardíacos complexos
A publicação da Portaria GM/MS nº 10.221, no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, consolida um avanço histórico para a saúde pública do Sul da Bahia. O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, foi oficialmente habilitado para atendimentos de Alta Complexidade em Cardiovascular.
A portaria garante que o HRCC passe a contar com recursos federais permanentes para o financiamento de procedimentos cardíacos complexos, como cirurgias cardiovasculares e intervenções de alta especialidade. Isso amplia a capacidade de atendimento do hospital, que já é referência para cerca de 89 municípios e uma população estimada de mais de 1,7 milhão de habitantes na região cacaueira.
A unidade hospitalar já realiza procedimentos importantes, como cirurgias cardíacas, inclusive algumas inéditas na região, mas a habilitação formal no Ministério da Saúde traz maior segurança financeira e sustentabilidade para a expansão desses serviços.
Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, a conquista é o reflexo de um esforço conjunto. "Este é um marco histórico para a saúde da nossa região e um reconhecimento do trabalho incansável de profissionais comprometidos com a vida. A habilitação representa mais acesso a tratamentos qualificados, maior resolutividade e esperança para milhares de pacientes", destacou.
Mais avanço para a saúde pública baiana
O gestor da unidade aproveitou para agradecer o apoio da Sesab, gestores, parlamentares, dos colegas de trabalho e da comunidade. "Com este novo status, o Hospital Regional Costa do Cacau reafirma sua missão de oferecer um cuidado integral e humanizado, reduzindo a necessidade de deslocamentos de pacientes para a capital e fortalecendo a rede de saúde no interior do estado", concluiu.
Deixe seu comentário para HRCC CONQUISTA HABILITAÇÃO PARA ALTA COMPLEXIDADE EM CARDIOVASCULAR PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE