ILHÉUS PERDE UM DE SEUS COMERCIANTES MAIS TRADICIONAIS: JOÃO FERREIRA BRITO, O "SEU JOÃO DA GARDÊNIA"

Proprietário da loja Gardênia e ex-dirigente de entidades de classe, ele faleceu aos 91 anos, deixando um legado de dedicação ao comércio da cidade
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 2 de outubro, aos 91 anos, o empresário João Ferreira Brito, conhecido por todos em Ilhéus como "Seu João da Gardênia". Proprietário da tradicional Loja Gardênia, ele era um dos comerciantes mais longevos e respeitados em atividade no comércio ilheense.
Nascido em 23 de julho de 1934, Seu João dedicou grande parte de sua vida ao fortalecimento do setor comercial da cidade. Sua trajetória, no entanto, vai além do balcão de sua loja, sendo marcada por um profundo envolvimento com entidades de classe. Ele foi diretor da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ilhéus e também da ACI (Associação Comercial e Industrial de Ilhéus). Além disso, foi um dos fundadores do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus), contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico e social do município.
A notícia de seu falecimento causou comoção entre colegas de trabalho, amigos e clientes que, ao longo de décadas, foram atendidos por ele. A figura cordial e empreendedora de Seu João Brito tornou-se uma referência no centro da cidade.
O corpo de João Ferreira Brito está sendo velado no SAF, localizado no Alto da Conquista. O sepultamento está marcado para as 15h00 desta quinta-feira, no Cemitério da Vitória.
Legado e Família
Seu João deixa um vasto legado familiar esposa, três filhos, cinco netos três bisnetos e uma extensa rede de amigos. Sua história se confunde com a própria história do comércio de Ilhéus, sendo uma das memórias vivas de uma época e um exemplo de longevidade e dedicação.
A equipe da Ilhéus FM e do site O Tabuleiro manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família e a todos os amigos enlutados.
Resposta de Jonathas Domingues
Te amo meu avô! Vai com Deus.
★ ★ ★ ★ ★ Em 02-10-2025 às 17-01h 5