ILHÉUS PROMOVE AÇÃO ESPECIAL NO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Evento é voltado para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seus familiares e toda a comunidade
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma programação especial no dia 16 de maio, com o tema: “Rompendo estigmas e fortalecendo a cidadania”. O evento é voltado para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), seus familiares e toda a comunidade.
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Faculdade de Ilhéus, e visa promover a inclusão, o cuidado integral e a conscientização sobre a importância da saúde mental como parte do bem-estar geral da população.
De acordo com Nájila Schmitz, coordenadora dos CAPS no município, a atividade pretende ir além da abordagem medicamentosa, destacando práticas integrativas e o cuidado com o corpo e a mente. “Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância do autocuidado e mostrar que o tratamento em saúde mental envolve atividades físicas, terapêuticas e educativas, que promovem cidadania e qualidade de vida”, destacou.
Durante o evento, serão oferecidas oficinas terapêuticas, orientações nutricionais, atividades físicas, palestras, ações na área de saúde bucal, entre outras práticas de promoção à saúde.
Ilhéus conta atualmente com três CAPS: o CAPS AD (álcool e outras drogas), o CAPS II (adulto) e o CAPS i (infantojuvenil), que desenvolvem um trabalho contínuo de acolhimento, cuidado e reinserção social dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Deixe seu comentário para ILHÉUS PROMOVE AÇÃO ESPECIAL NO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL