Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

ILHÉUS AMPLIA LOCAIS DE ATENDIMENTO PARA COVID-19

ILHÉUS AMPLIA LOCAIS DE ATENDIMENTO PARA COVID-19
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 21/07/2020 07h31

Quatro unidades de saúde nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Avenida Esperança e Teotônio Vilela passarão a oferecer atendimento ambulatorial.

Diante do novo cenário do coronavírus em Ilhéus e para uma atenção ainda maior à população ilheense, o Prefeito Mário Alexandre ampliou e descentralizou o atendimento ambulatorial para casos suspeitos, com a implantação de quatro Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19 (CCREC) na cidade. Com o programa do Ministério da Saúde regulado pela Portaria nº 1742, a Secretaria de Saúde transformou algumas unidades de saúde, em caráter temporário, enquanto perdurar a pandemia, em unidades Covid-19.

A partir desta terça-feira (21), quatro unidades de saúde nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Avenida Esperança e Teotônio Vilela passarão a oferecer atendimento ambulatorial, monitorar e realizar exames exclusivamente para pacientes que apresentem sintomas gripais leves, como dor de cabeça, coriza e febre. Em casos de sintomas como falta de ar ou sinais respiratórios, o Centro de Atendimento Covid-19 e a Unidade de Pronto Atendimento da Conquista, que funcionam 24h horas são as unidades de referência.

Para o Prefeito Mário Alexandre, “o município de Ilhéus, ao ser contemplado no primeiro lote do programa do Ministério da Saúde, mais uma vez saiu na frente com ações de enfrentamento à pandemia. Pois a pessoa que está com sintomas gripais leves e que reside próxima à alguns desses quatro Centros Comunitários, vai poder fazer o agendamento da sua consulta, ser atendida próxima de casa, realizar o agendamento de exames, receber a receita médica para o tratamento e ser acompanhada. A fim de desafogar a emergência, realizamos outros pedidos para fazer o mesmo com outras unidades junto ao Ministério da Saúde”.

A unidade de saúde do Nossa Senhora da Vitoria atenderá moradores do próprio bairro e outras localidades como a Barreira e o Residencial Minha Casa Minha Vida Sol e Mar. Para o atendimento à outras demandas ambulatoriais, que não sejam casos suspeitos de Covid-19, a população dessas localidades devem se dirigir à unidade da Urbis.

No Centro Comunitário de Referência (CCREC) Covid-19 do bairro Nelson Costa, os atendimentos estarão voltados para as populações do próprio bairro, do Paraguai, Hernani Sá e Mambape, sendo a unidade da Urbis referência para outros atendimentos que não para Covid-19.

Já no CCREC da Avenida Esperança, além da população local, essa unidade contemplará ainda a população da Av. Esperança, Av. Itabuna e Av. Princesa Isabel, sendo a unidade do Sarah Kubitscheck referência para outras demandas de saúde para as populações destes locais.

No CCREC do Teotônio Vilela na UBS 4, além do público do próprio bairro, a população do Residencial do Teotônio Vilela e de Vila Nazaré serão contemplados nesta unidade, sendo o Euler Ázaro a unidade para atendimento de outras demandas.

UPA da Conquista – Como mais uma medida de ampliação do atendimento Covid-19, a UPA da Conquista também teve o atendimento modificado para receber especificamente as demandas Covid-19 de pacientes com sintomas gripais. Para outras demandas em saúde, continuam em funcionamento normal como unidades de emergência o Pronto Atendimento da Zona Sul, a Coci, o Hospital São José e o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC).

Deixe seu comentário para ILHÉUS AMPLIA LOCAIS DE ATENDIMENTO PARA COVID-19

* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!